Comunicamos aos jurisdicionados do Tribunal de Contas, bem como aos senhores advogados, que na próxima quarta-feira (19) a sessão do Pleno terá início excepcionalmente às 9h.

A Escola de Contas Públicas cumprindo, em parceria com o TCE, o seu papel constitucional de orientar as gestões públicas em benefício da sociedade, lança o curso “A agenda 2030 e a Gestão Pública”, que será ministrado na sede da ECPBG, no período de 28 e 29 de agosto pela professora e servidora do Tribunal, Fátima Maria Brayner. A capacitação, em sua versão inicial, será voltada para gestores públicos do Recife e Região Metropolitana.

Objetivando capacitar e alinhar servidores municipais com a temática da sustentabilidade das cidades, favorecendo o acesso a informações que ajudem os gestores públicos a refletir sobre a importância do impacto das ações governamentais e o alinhamento dos planos municipais com a “Agenda 2030”, serão abordadas no curso, dentre outras, as seguintes temáticas: as Bases Conceituais do Desenvolvimento sustentável; Papéis e Desafios das Lideranças Públicas Legislativas e Executivas; Meio Ambiente e o Desenvolvimento da Cidade e o que são Cidades sustentáveis.

AGENDA 2030 - É um plano de ação a ser atingido até o ano de 2030 que envolve todas as nações, para a promoção das pessoas, para o desenvolvimento do planeta e para a promoção da paz e prosperidade dos povos. Neste plano, estão envolvidos todos os países atuando de forma colaborativa com 17 pontos que norteiam os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Assim, o papel das administrações públicas locais é fundamental na consecução da Agenda 2030. Para o conselheiro e diretor da Escola de Contas do TCE, Ranilson Ramos, a inserção da Escola de Contas neste cenário de fomento de boas práticas municipais é fundamental. “Consideramos de extrema relevância o papel pedagógico do TCE e de sua Escola de Contas junto aos gestores públicos de Pernambuco para a difusão de boas experiências de desenvolvimento sustentável. Tal iniciativa será um incremento para disseminar práticas adequadas de desenvolvimento racional; de correto licenciamento ambiental e do bom gerenciamento das obras sob a responsabilidade do Poder Público Estadual e Municipal”, destacou o diretor da ECPBG.

As inscrições para o curso poderão ser feitas no site, clicando aqui. Maiores informações pelos telefones (81) 3181-7953 ou 3181-7944.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/08/2018