O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

A Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG) está realizando, desde ontem (20) até quinta-feira (23), o curso eSocial na Administração Pública - estratégias para implantação, ministrado pelo contador Fábio Rek. A capacitação, destinada a servidores de órgãos públicos que trabalham com gestão de pessoas, contabilidade e informática, está sendo oferecida em dois turnos, manhã e tarde.

Mais de 100 pessoas, divididas em duas turmas, se inscreveram no curso de 16 h/a, que acontece pela primeira vez na Escola. De acordo com a coordenadora Andreia Brayner, entre os participantes, estão servidores do Tribunal de Contas do Estado e órgãos jurisdicionados, como o Tribunal de Justiça de Pernambuco, Câmara Municipal do Recife e prefeituras.

Segundo o facilitador convidado, Fábio Rek, especialista em administração financeira, contabilidade e controladoria, o objetivo da capacitação é fazer com que o servidor gere as informações para o eSocial de forma correta, evitando passivos mediante uma fiscalização. "Como o sistema foi pensado primeiramente para a iniciativa privada, é importante que exista um curso específico sobre a utilização do programa pelas instituições públicas", destacou.

Nas aulas, o facilitador reunirá dicas e informações sobre como fazer a implantação do programa, as principais mudanças na legislação, a leitura de tabelas e prazos importantes. Instituído pelo Decreto 8.373, de 2014, o eSocial é um sistema público de escrituração digital que unifica todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas dentro das instituições.

"Muitos servidores estavam trabalhando neste projeto, mas não o conheciam completamente. A capacitação faz parte do Plano de Desenvolvimento Individual desses servidores e esperamos que contribua para facilitar a implantação do eSocial no TCE", explicou Lucienne Boudoux, gerente de Folha de Pagamento.

Para os órgãos públicos o cronograma de envio das informações para o eSocial terá início em janeiro de 2019.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/08/2018