O candidato da Rede Sustentabilidade ao Governo do Estado, Júlio Lossio, fez uma visita protocolar nesta quinta-feira (23) ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Marcos Loreto, para fazer-lhe a entrega do esboço do seu programa de governo, intitulado “Juntos podemos fazer um Pernambuco melhor para todos”.

Os dois trocaram opiniões sobre os problemas de Pernambuco e do Brasil e também sobre o papel dos órgãos de controle, particularmente sobre recente decisão do Supremo Tribunal Federal de que a competência para julgar contas de prefeitos é das Câmaras Municipais, cabendo aos TCs tão somente a emissão de parecer prévio que poderá ser rejeitado pelos votos de dois terços dos vereadores.

Em seguida, o conselheiro deu ciência ao ex-prefeito do programa que o TCE deverá lançar na próxima semana denominado “Tome Conta das Eleições”, o qual consiste no deslocamento de auditores a todos os municípios pernambucanos para verificar a situação das prefeituras em relação a licitações, contratos, convênios, contratação de pessoal terceirizado, gastos com merenda e transporte escolar, etc.

Segundo o presidente, a simples presença de um representante do TCE nas prefeituras contribuirá para inibir eventuais desvios de recursos públicos para o processo eleitoral.

Lossio foi prefeito de Petrolina entre 2009 e 2016 e resolveu entrar na disputa pelo governo estadual atendendo a um convite da ex-senadora Marina Silva, que é a candidata do seu partido à presidência da República.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 23/08/2018