O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Representantes de 27 Tribunais de Contas do Brasil, além do TCU, Atricon e do Instituto Rui Barbosa, participaram na última semana (dias 16 e 17) do 8° Encontro Técnico de Gestão de Pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que ocorreu no TCE do Amazonas. O objetivo do evento foi alinhar os conhecimentos dos TCs sobre a gestão de pessoas no serviço público, compartilhando experiências e ampliando a rede de contatos em busca de soluções conjuntas.

O primeiro dia do encontro contou com um ciclo de palestras, debates e apresentações de “cases”, com destaque para a palestra “Planejamento da Força de Trabalho”, ministrada pelo especialista em gestão de pessoas, José Hipólito. Outro ponto discutido no evento foi a apresentação dos resultados do Marco Medição de Desempenho (MMD) da área de gestão de pessoas dos Tribunais de Contas do Brasil, que faz parte do Programa Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas (QATC), uma das principais ações da Atricon para o aprimoramento do Sistema de Controle Externo brasileiro. Os indicadores também são utilizados como base para aprimorar a gestão de pessoas dos Tribunais.

O segundo dia também contou com a apresentação de “cases”, destaque para “Dimensionamento da Força de Trabalho, uma experiência do Tribunal de Contas da União”. Além disso, houve rodas de conversas e workshops com temas como a perspectiva do futuro do dimensionamento da força de trabalho com a utilização do Data-Analytcs, debates sobre o processo seletivo para cargos em comissão, entre outros.

“A existência do encontro é de grande importância para nós, pois ele proporciona a possibilidade de reunir representantes da área de gestão de todos os tribunais de contas, podendo assim trocar experiências e trazer para o TCE soluções na gestão de pessoas ou sugerir para outros órgãos”. Comentou Paulo Otávio, diretor do Departamento de Gestão de Pessoas que representou o Tribunal de Contas de Pernambuco no evento.

Ao final, os participantes fizeram uma carta de intenções à Atricon, contendo indicativos e sugestões de mudanças que possam beneficiar a atividade de gestão de pessoas nos Tribunais de Contas do Brasil.

Gerência de Jornalismo, (GEJO) com informações do TCE-AM, 27/08/2018