O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

A gerente de Informações Estratégicas da Fiscalização do Tribunal de Contas, Bethânia Melo, e os servidores Araken Dantas Júnior e Rodrigo Cavalcanti, da Coordenadoria de Controle Externo do TCE, participaram nos últimos dias 23 e 24 do lançamento do Portal da Rede Observatório da Despesa Pública (ODP), em evento realizado no TCE-SC, em Florianópolis.

O ODP é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos que visa identificar riscos de fraude, irregularidades ou mau uso dos recursos públicos, utilizando uma metodologia para desenvolvimento e análise de trilhas de auditoria, através de técnicas e ferramentas de mineração de dados e de textos,data warehouse, estatística, entre outras. No Tribunal de Contas, a unidade operacional do observatório, ODP.TCE Pernambuco, tem os trabalhos coordenados pela Gerência de Informações Estratégicas da Fiscalização.

Sob a responsabilidade do ODP.Santa Catarina, foi criado o Portal da Rede ODP com o objetivo de contribuir com o controle e monitoramento dos gastos públicos, apurar indícios de fraude e corrupção e gerar informações estratégicas. O portal foi desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina, como uma iniciativa da área de ciência de dados e está disponível através do site da Rede ODP. É um ambiente de Big Data, que utiliza a Plataforma Boa Vista para hospedagem, cruzamentos e análises de dados dos 63 entes participantes da Rede — 13 Estados, 20 TCs e 30 municípios — e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

Para Bethânia Melo, o portal representa um marco no controle externo nacional. Desenvolvido em um ambiente de colaboração, permitirá o compartilhamento e cruzamento dos dados das diferentes fontes e também a criação de pesquisas e consultas em rede.

PALESTRAS - Além do lançamento, a programação do evento contou ainda com uma série de palestras onde foram apresentados o planejamento estratégico da Rede; a experiência com a implantação do ODP.TCE Santa Catarina; a utilização da Plataforma Boa Vista; e a gestão do ambiente do Portal, além da capacitação para acesso pelos integrantes da Rede ODP. O Conselheiro Adircélio Ferreira Jr, coordenador nacional do projeto ODP.TC no âmbito da ATRICON e o coordenador-geral do Observatório da Despesa Pública da CGU, Leonardo Jorge Sales, estiverem dentre os palestrantes.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/08/2018