Comunicamos aos jurisdicionados do Tribunal de Contas, bem como aos senhores advogados, que na próxima terça-feira (18) e quarta-feira (19) as sessões da Segunda Câmara e do Pleno, respectivamente, terão início excepcionalmente às 9h.

A Gerência de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas do TCE-PE recebeu na manhã de ontem (20) a visita de uma equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. O objetivo é que, em dois dias de visita, o TCE-AM possa conhecer os procedimentos utilizados nas auditorias operacionais realizadas pelo TCE-PE, tendo em vista o tempo de experiência que Pernambuco tem na área.

A equipe técnica do Tribunal amazonense é composta por Alexandre Amaral e Keyla Uchôa que atuam na área de auditoria. Eles explicam que a visita tem caráter de orientação e troca de experiências, para atender a uma necessidade de uniformização de procedimentos do TCE do Amazonas. “A gente quer aproveitar a experiência de outros Tribunais que atuam há mais tempo na área de auditorias operacionais, para entender como se depararam com as experiências anteriores, e adaptar as experiências positivas à nossa realidade”, comenta Alexandre Amaral.

As Auditorias Operacionais avaliam os serviços, produtos, de órgãos ou programas de governo. Dentre alguns aspectos, a auditoria analisa a qualidade, tempestividade e o uso eficiente dos recursos. Se há oportunidade de melhorias, o TCE faz determinações e sugestões para os gestores públicos corrigirem as falhas, e posteriormente verifica o cumprimento dessas medidas. “O trabalho da GEAP foca no desempenho operacional desses programas e políticas púbicas para garantir que haja impacto positivo na sociedade”, explica João Antonio Robalinho, gerente da GEAP,

Além do TCE de Pernambuco, a equipe do Amazonas esteve no TCU, em Brasília, e irá visitar o TCE da Bahia. Estes órgãos foram selecionados por eles a partir de alguns critérios como ter setor específico que realizam esses trabalhos e publicação recente de resoluções sobre as auditorias operacionais.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/09/2018