O auditor de Controle Externo do TCE, João Eudes Bezerra Filho, lançou em coautoria, o livro 'Sistema de Informação de Custo: Diretrizes Para Integração ao Orçamento Público e à Contabilidade Governamental' na manhã desta quarta-feira (26), no auditório Carlos Wilson, no Edifício Dom Helder, sede do Tribunal de Contas. A abertura do evento foi feita pela coordenadora da Escola de Contas Públicas, Uilca Cardoso, com a presença do conselheiro Dirceu Rodolfo.

A obra, fruto de uma tese de doutorado, foi elaborada pelo servidor e mais dois estudiosos do tema, Nelson Machado e Victor Branco de Holanda. Os autores ministraram palestras sobre o sistema de custos na gestão pública, detalhando o estudo para servidores do TCE, professores acadêmicos, contadores, gestores e alunos de contabilidade.

O conselheiro Dirceu Rodolfo deu as boas-vindas ao público que lotou o auditório e elogiou o trabalho dos autores. "Parabenizo a competência dos profissionais, que escreveram o livro de maneira bastante didática, acessível mesmo para qualquer pessoa que trabalha no campo, pessoas da área jurídica, como eu, que precisam ter noção desses temas. É um instrumento extraordinário para que nós entremos em contato com o assunto", disse ele.

O auditor João Eudes, mestre em Ciências Contábeis e professor-assistente da Fucape Business School, no Espírito Santo, agradeceu a presença de vários de seus colegas do Tribunal. "Nossa proposta é trazer uma nova contabilidade, que convirja com as normas internacionais, a perspectiva de uma gestão pública cada vez melhor no País, com profissionais capacitados e gestores bem assessorados. Sei que temos um grande trabalho pela frente, mas acredito que estamos trilhando esse caminho", declarou.

O palestrante Nelson Machado, mestre em Administração, Orçamento e Finanças, e doutor em Contabilidade e Controladoria e professor da Universidade Getúlio Vargas (FGV), elogiou o interesse do conselheiro Dirceu Rodolfo a respeito dos custos na gestão pública. O professor já atuou como Ministro da Previdência, secretário-executivo do Ministério da Fazenda e no Governo e na Prefeitura de São Paulo.

"A história desta tese começa no final da década de 1990, quando eu coordenei o Programa de Modernização do Estado de São Paulo. Durante 4 anos, nós atualizamos diversos sistemas, implementamos mudanças em todas as áreas do governo. Ao final, percebemos que a única parte que faltava era o sistema de custos, pois nós não sabíamos o que era. Assim, comecei a estudar o tema", contou Nelson Machado. "Este trabalho foi realizado para mostrar a importância da confluência da Contabilidade Pública, do Orçamento e da Gestão Estratégica de Custos. Esses são conhecimentos avançados e difundidos pela indústria moderna de forma geral que devem ser incorporados à gestão pública", completou.

O terceiro a falar, professor Victor Branco de Holanda, é doutor em Contabilidade e Controladoria e já exerceu o cargo de diretor de Gestão Estratégica do Ministério da Fazenda. Hoje, leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "O foco do meu trabalho é reforçar o processo de implantação do sistema de custos. Ele é bastante complexo, mas de grande utilidade. Hoje, há muitas dúvidas sobre a eficiência e a qualidade dos gastos do setor público. Nós queremos chegar num nível de informação que ajude a diminuir essas dúvidas", disse.

Após as palestras, os autores responderam a perguntas do público e, em seguida, autografaram exemplares da obra, no hall do auditório. O evento aconteceu em celebração ao Dia do Contador, 22 de setembro, organizado pela Escola de Contas Públicas Professor Barreto Campelo (ECPBG).

- CONFIRA MAIS IMAGENS -

Matéria anterior sobre o assunto:

ECPBG e TCE realizam palestra e lançamento do livro "Sistema de Informação de Custo"

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/09/2018