A conselheira do TCE, Teresa Duere, foi uma das personalidades agraciadas nesta quarta-feira (21), em Brasília, pela mesa da Câmara dos Deputados, com a Medalha Mérito Legislativo versão 2018. A condecoração é destinada a personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

Teresa é a única mulher a fazer parte do Conselho de Contas do TCE. Antes, ela atuou na Operação Esperança ao lado do então arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, e depois teve três mandatos de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado.

A premiação acontece apenas uma vez por ano, geralmente no final do ano, em sessão especial realizada no plenário Ulysses Guimarães. Os prêmios foram entregues pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia e a segunda secretária Mariana Carvalho. Cada líder partidário pode indicar apenas uma personalidade para ser homenageada.

AGRACIADOS - Além de Teresa Duere, os principais agraciados deste ano foram Alfredo Gaspar (procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Alagoas), Alfredo Murara Garcia (presidente do Instituto de Visão de Sinop (MT), Celso Athayde (fundador da Central Única das Favelas), César Caputo Guimarães (advogado); Cézar Ziliotto (diretor-jurídico de Itaipu Binacional), Chaim Zaher (diretor-presidente do grupo SEB de Educação), Ciro Gomes (advogado e político), Deusdeth Gomes do Nascimento (presidente do Conselho Deliberativo da ABBR e diretor fundador do Cecol), Douglas Tavolaro de Oliveira (vice-presidente de Jornalismo da TV Record); Eliana Pedrosa (empresária); Elisa de Carvalho (médica gastroenterologista na Unidade Pediátrica do Hospital de Base de Brasília), Érika Las Casas (capitã de corveta - assessora parlamentar do Comando da Marinha) e Ety Gonçalves Forte (presidente do Complexo Pequeno Príncipe).

Também receberam a comenda Fabiano Augusto Martins Silveira (consultor legislativo do Senado), Felipe Sartori Sigollo (engenheiro civil), Francisco Brennand (artista plástico e escritor), Fundação Leiria de Andrade, Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada – Hospital Madre Teresa, Jamil Murad (médico e político), Jansen Fialho (juiz de Direito); João Dória (governador eleito de São Paulo); Joaquim Francisco (presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco, advogado e consultor); José Joaquim de Santana (ex-prefeito e ex-deputado estadual) e Joseli Magri de Biasi (empresária).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/11/2018