O presidente Marcos Loreto e servidores do TCE vão participar do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas que será realizado esta semana, entre os dias 28 e 30, em Florianópolis. A abertura será feita pelo presidente do TCE-SC, conselheiro Dado Cherem, na noite da próxima quarta-feira. Estão sendo esperados no evento representantes de todos os Tribunais de Contas do país, incluindo o TCU, que será presidido a partir de janeiro pelo ministro pernambucano José Múcio Monteiro Filho.

O tema do encontro este ano será “O Futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”. Serão palestrantes, dentre outros, a ex-ministra Cláudia Costin, articulista da Folha de São Paulo, o ministro do TCU, Bruno Dantas, o professor da PUC/RS, Juarez Freitas e o escritor Rossandro Klinjey.
Os temas das palestras priorizará a conjuntura política nacional e o desafio dos órgãos de controle para combater a corrupção e aprimorar a gestão pública.

O evento tem o copatrocínio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Antecedendo ao evento, o presidente Marcos Loreto vai participar de duas reuniões, uma da Atricon e outra do Colégio de Presidentes, na quarta-feira pela manhã. A palestra de abertura será proferida pelo jornalista Ricardo Noblat, com mediação do presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB), que substituiu o pernambucano Valdecir Pascoal na presidência da entidade.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/11/2018