O Tribunal de Contas, em parceria com a Escola de Contas Públicas (ECPBG) e o Porto Digital, promove a partir de hoje (13) a Semana de Inovação do TCE-PE, voltada à conscientização para o novo ambiente de inovação e de cultura digital que se anuncia na instituição e buscando a melhoria do atendimento à sociedade. O encontro acontece até a próxima quinta-feira (16), com a participação de servidores do Tribunal, representantes da UNICAP, UPE, César School, Porto Digital, Ministério Público Estadual, dentre outros.

A abertura do evento na manhã desta segunda-feira, aconteceu no auditório do TCE e contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Marcos Loreto e do diretor da Escola de Contas, conselheiro Ranilson Ramos.

Na ocasião, o presidente deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da parceria entre o Tribunal de Contas, a ECPBG e o Porto Digital para tratar de um tema tão relevante e atual como inovação tecnológica. “Neste momento, em algum lugar do nosso sertão, algum sertanejo sofre com as consequências da seca que assola a região há décadas. Precisamos promover o crescimento e mudar tristes realidades como esta em Pernambuco, e isto ocorre também pelo uso da tecnologia”, disse ele. "A tecnologia, se não for para servir ao necessitado, perde sua força, seu apelo", afirmou.

Em seguida, o conselheiro Ranilson Ramos, falou da importância de acompanhar a evolução tecnológica a serviço do controle social. “A efetividade do controle externo depende e passa fundamentalmente pela inovação e pela tecnologia. O TCE não pode ficar alheio ao que acontece no mundo. Este é um primeiro passo para conhecer os caminhos que se abrem na era digital”, comentou.

clique nas imagens para aumentá-las

A primeira apresentação do dia ficou a cargo da chefe do Laboratório de Inovação e Coparticipação do TCU (Colab-i), Carolina Beserra Pfeilsticker, que falou sobre as experiências e os desafios do TCU e de como a inovação pode influenciar na melhoria dos resultados dos órgãos de fiscalização e controle.

O Colab-i é o primeiro laboratório do ramo pertencente a uma entidade de fiscalização superior no mundo, criado para disseminar a inovação no controle externo, estimulando a criatividade e a colaboração, com foco nas pessoas, mediante parcerias e compartilhando conhecimento. “Atuamos por meio de pesquisa, comunicação, networking, capacitação, desafio, design e prototipação, de modo a apoiar projetos inovadores, garantir a gestão do conhecimento de soluções desenvolvidas, coordenar ações de cooperação e promover capacitação e eventos em assuntos na fronteira do conhecimento”, disse a palestrante.

Em seguida foi a vez do consultor de tendências do Porto Digital, Jacques Barcia, que trouxe como tema ‘Futuros’, destacando a necessidade de preparação das organizações públicas para as transformações e rupturas tecnológicas e sociais que vêm por aí. “O futuro não pode ser previsto, considerando que ainda não existe, mas pode ser criado ou evitado e é isso que faz o futurista ao traçar cenários, oferecer visões e possibilidades que permitem a criação de estratégias. Ele traz novos valores, novos problemas e soluções”, ressaltou Barcia.

O último momento ficou por conta do analista e integrante do Laboratório de Inovação do MPPE (MPLabs), Roberto Arteiro, que trouxe um pouco da experiência do MPLabs e uma reflexão sobre como as instituições precisam se reinventar para acompanhar o mundo conectado em que vivemos. “A sociedade a qual atendemos hoje é diferente da que conhecíamos. Precisamos inovar e estar aptos a interagir com esse público. Para isso, buscamos implementar uma lógica diferente, pensando de maneira prática e produzindo soluções para nossos desafios, criando plataformas inteligentes que nos permitam aumentar nossa capacidade de trabalho”, explicou Arteiro.

Ao final, foi aberto espaço para uma rodada de perguntas, conduzido pela procuradora geral do MPCO, Germana Laureano.

PROGRAMAÇÃO – A programação da Semana de Inovação do TCE prossegue amanhã (14) com um workshop no Porto Digital sobre Design Thinking em Plataform Design, das 8h às 18h, exclusivo para servidores do Tribunal, onde serão discutidas soluções inovadoras para os desafios do TCE. O workshop acontece também no terceiro dia do evento, no mesmo horário.

Simultaneamente, na quarta-feira (15), será realizada uma Oficina de UX Design, na Escola de Contas do TCE, das 8h às 12h. Na ocasião, Daniela Metello, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), debaterá sobre a experiência do cidadão com o serviço público. O curso é voltado exclusivamente para servidores do TCE e da ECPBG e conta com 25 vagas.

O encerramento da Semana de Inovação será na quinta-feira (16), de 8h às 13h, no auditório Carlos Wilson do TCE, onde serão divulgados os resultados do encontro pelas equipes participantes, além de apresentações da ENAP sobre o Laboratório de Inovação do Governo (Gnova) e uma palestra sobre transformação digital, com o consultor Cláudio Marinho.

Confira aqui programação completa.

- CONFIRA MAIS IMAGENS DO EVENTO -

Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/05/2019