O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, o Tribunal de Contas aderiu à campanha de arrecadação de anéis de latinhas de alumínio, idealizada pelo Instituto Entre Rodas.

A cada 140 garrafas pets preenchidas com lacres (105 quilos), uma cadeira de rodas pode ser doada a uma criança com deficiência física. A troca é realizada por meio da venda dos anéis para a indústria recicladora. Cada cadeira custa cerca de R$ 5 mil e é fabricada sob medida.

“A ideia do TCE é ser um parceiro do projeto, arrecadando as 140 garrafas de lacres ou ainda mais. Os servidores podem ser voluntários, podendo juntar qualquer quantia. Cada novo item é importante”, explicou Amanda Lima, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que atua no Tribunal por meio de convênio para a implantação da gestão de resíduos sólidos.

Segundo o Instituto Entre Rodas, mais de 30 toneladas de anéis já foram revertidas em cadeiras de rodas para crianças. “É importante o engajamento dos servidores a fim de que seja recolhida a maior quantidade possível de lacres”, conta Amanda. “Apesar de precisar de um grande número de anéis de latinha para a compra de uma cadeira de rodas, a meta pode ser atingida se todos se mobilizarem recolhendo o material que consumirem em lanches ou no almoço”, completou.

O material pode ser depositado num coletor específico, localizado na estação de coleta seletiva, no estacionamento térreo do edifício Dom Helder Câmara.

RECICLAGEM - A campanha foca na arrecadação de lacres de alumínio para a reciclagem do material porque, primeiramente, seu manuseio é mais simples do que o de uma lata inteira e ocupa um espaço consideravelmente menor para armazenamento. Além disso, o objetivo da arrecadação é facilitar o recolhimento sem interferir na cadeia de reciclagem das latinhas, fundamental para muitas famílias.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o alumínio leva de 200 a 500 anos para se decompor. Por isso, qualquer item produzido com o material pode ser reciclado diversas vezes, sem que se percam suas principais qualidades. Outra vantagem do alumínio é que, a cada 1 tonelada reciclada, gasta-se 5% da energia necessária para se produzir a mesma quantidade de um produto primário. Isto significa que a reciclagem do produto gera uma economia de 95% de energia elétrica.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/06/2019