Protocolo - atendimento digital  acesse o site - “Consultar/Protocolar documentos” no campo "PRINCIPAIS SERVIÇOS". Em caso de dúvidas, procurar o suporte técnico a sistemas.

A partir de 15 de setembro, as sessões de julgamento passam a acontecer às 10h dos seguintes dias: 1ª Câmara: Terça-feira, Pleno: Quarta-feira, 2ª Câmara: Quinta-feira. Todas com transmissão pela TV TCE-PE.

O conselheiro do TCE e ex-presidente da Atricon, Valdecir Pascoal, publicou nesta sexta-feira (26) um ensaio intitulado “A Arte de Julgar a Gestão Pública", no conceituado portal jurídico JOTA.

O ensaio discorre sobre a “desafiadora arte de controlar a administração pública”. Nele, o conselheiro, que possui 28 anos de atuação no controle externo, faz reflexões sobre o complexo ofício de julgar as contas públicas, abordando, para isso, três pontos principais: o desafio da proporcionalidade dos julgamentos; as naturais tensões institucionais e sociais; a relação com a imprensa e a postura do julgador nas redes sociais.

No epílogo, o conselheiro ressalta que, “o julgador da gestão pública está sujeito aos mais diversos ‘julgamentos’ por suas condutas e atuação no exercício da função. Elogios, críticas e indiferença se misturam”. Ele também cita a frase de Abraham Lincoln, "não se preocupe quando não for reconhecido por uma atitude correta, mas aja sempre para ser digno deste reconhecimento que lhe serve de inspiração".

Confira a íntegra do artigo clicando aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 26/07/2019