Os conselheiros Marcos Loreto e Ranilson Ramos, presidente do TCE e diretor da Escola de Contas Públicas, estiveram hoje (30) no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a Instituição.

O convênio tem por objetivo a implementação de ações conjuntas visando à troca de conhecimentos, bem como o intercâmbio de informações e experiências para formação, aperfeiçoamento e especialização técnica de magistrados, conselheiros e servidores das duas Casas.

O convênio foi assinado pelos conselheiros Marcos Loreto e Ranilson Ramos e pelos representantes do TRT-PE, o presidente Valdir Carvalho e o diretor da Escola Judicial do Tribunal do Trabalho, desembargador Ivan Valença.

"No ambiente nacional em que estamos, a sociedade está muito mais exigente em relação às informações dos organismos que compõem o Estado", disse o conselheiro Ranilson Ramos, diretor da Escola de Contas. "As pessoas querem se aprofundar nas leis e nas normas e as Escolas, sejam elas do Tribunal de Contas, do TRT, do legislativo, ou do judiciário, precisam estar a cada dia estar mais instrumentalizadas para atender a essas demandas. Por isso a importância das parcerias entre as Instituições", afirmou.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Valdir Carvalho, endossou as palavras do conselheiro Ranilson Ramos. Segundo ele, há uma dificuldade entre os servidores da Casa em relação a temas como Administração Pública, auditorias e controle externo. E esse convênio vai ajudar bastante na capacitação dos servidores. "Aqui no TRT temos a nossa escola judicial que certamente também poderá contribuir para o aperfeiçoamento do que fazem o Tribunal de Contas". disse ele.

Na opinião do diretor da Escola Judicial, desembargador Ivan Valença, o convênio será um importante aliado no aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelas duas instituições. "Essa parceria vai ser mais uma ferramenta que poderemos utilizar para compartilhar conhecimentos e para racionalizar principalmente a distribuição e o uso do dinheiro público", afirmou.

O presidente do TCE, Marcos Loreto, também reforçou a importância desta parceria em prol da qualificação dos servidores e jurisdicionados. "Neste momento que o país atravessa, a integração das instituições é fundamental. Precisamos nos unir e zelar pelo nosso fortalecimento enquanto instituições", disse ele.

A coordenadora da Escola de Contas do TCE, Uilca Cardoso, que também participou da assinatura do convênio, afirmou que já há entendimentos com o coordenador da Escola do TRT, o juiz Rodrigo Samico, no sentido de formatar, até o mês de novembro, uma capacitação conjunta que atenda os interesses de ambas as Casas.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 30/07/2019