O presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, foi convidado pelo presidente do TCE, Marcos Loreto, fora do protocolo, para fazer uma saudação ao conselheiro Carlos Neves, que era conselheiro federal e presidiu até o último mês de julho a Comissão de Direito Eleitoral da instituição.

Santa Cruz parabenizou inicialmente o governador Paulo Câmara por ter escolhido Carlos Neves para a vaga deixada por João Carneiro Campos, solidarizando-se em seguida com ele pelas posições que tem assumido no contexto político nacional.

Depois, dirigiu-se à vice-governadora Luciana Santos dizendo que sua avó paterna, Elzita Santa Cruz, que faleceu recentemente, em Olinda, aos 105 anos de idade, “era uma grande admiradora” de sua trajetória política. Luciana foi deputada estadual e federal, prefeita de Olinda duas vezes e atualmente é vice-governadora.

Sobre Carlos Neves, a quem se dirigiu como “Carlinhos”, Felipe disse que a advocacia se sente “prestigiada” com a nomeação dele para o TCE de Pernambuco, “que é muito valioso, como instituição, para este Estado e para o Brasil” e o parabenizou pela posse, que teve a presença de conselheiros federais, presidentes de secções regionais de vários estados, vários ex-presidentes da OAB-PE, advogados, juízes, desembargadores e membros do Ministério Público.

O presidente da OAB declarou também que o sistema de controle no país está passando por grandes desafios, entre eles o de compreender a difícil situação em que se encontra a grande maioria das prefeituras, que não dispõem de recursos para atender às suas necessidades, lembrando que só no Rio de Janeiro, onde nasceu e reside, cerca de 15 mil pessoas moram nas ruas atualmente.

“Não será fácil a tua tarefa”, disse o presidente da OAB, conclamando o novo conselheiro a se engajar na luta contra a “criminalização da política” e por mais democracia, mais liberdade e mais controle.

A posse de Carlos Neves foi prestigiada por dezenas de prefeitos, deputados e vereadores da capital e do interior, do governo e da oposição.

- CONFIRA MAIS IMAGENS DA CERIMÔNIA -

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/08/2019