O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O muro do estacionamento do Tribunal de Contas de Pernambuco, nas ruas da Saudade e João Lira, ganhou um cenário mais do que especial esta semana. É que, nos últimos sete dias, um grupo de cinco artistas plásticos, num projeto coordenado e idealizado pelo artista Félix Farfan, produziu um mural de grafite com homenagens aos mestres J. Borges e Chico Science. 

O painel ocupa toda a extensão do muro, com 113 metros de comprimento e 2,5 de altura e apresenta vários elementos da cultura pernambucana, com imagens em xilogravura que formam uma bela mistura de folclore, misticismo, religiosidade, natureza e cotidiano das regiões rurais e urbanas. 

Na última sexta-feira (13), o presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, visitou o local e cumprimentou o idealizador Félix Farfan e os cinco artistas que produziram a obra. São eles Kronos, Alê Lopes, Carlos André, Asak e Peter. “Além de embelezar a cidade, a pintura do muro traduz incentivo e valorização à nossa cultura. Esse é um compromisso do TCE, exaltar o que é autenticamente nosso, principalmente o mestre J. Borges, que no próximo ano também vai ser homenageado pelo bloco Galo da Madrugada. É uma satisfação e uma grande alegria estarmos contribuindo para a beleza do nosso Recife”, disse Marcos Loreto. 

Arnóbio Borba, gerente de Administração de Imóveis (GIMO), explicou que o muro já possuía obras de diversos artistas do grafite quando o imóvel ainda pertencia à Compesa. “Depois que o TCE adquiriu o local, a administração quis devolver à cidade esse espaço de arte popular, com ar mais regional, pernambucano”, contou Arnóbio. 

Félix Farfan relembrou como surgiu a ideia do projeto. “Sempre tive vontade de fazer um trabalho que valorizasse as xilogravuras. O projeto foi pensado há cerca de 10 anos, fruto de uma conversa com Ariano Suassuna, em Garanhuns. Eu sentia muito a necessidade de homenagear esse elemento tão forte da nossa cultura, os desenhos, o cordel. E, como artista plástico, a ideia foi de trazer esse universo para o mundo do grafite”, falou. Segundo ele, o chargista Ronaldo Câmara também foi uma peça-chave para a realização do trabalho.

A artista plástica Alê Lopes comemorou a participação na obra. “Eu desenho desde criança, já fiz trabalhos em festivais e eventos em várias localidades do Estado. Estou adorando fazer parte do projeto do TCE. Essa homenagem à xilogravura de J. Borges, à música de Chico Science, a ênfase à cultura nordestina e pernambucana, tudo isso é bastante importante”, disse.

Clique nas imagens para aumentá-las.


- CONFIRA MAIS IMAGENS - 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/09/2019