O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O artista plástico Félix Farfan e os artistas Kronos, Alê Lopes, Carlos André, Asak e Peter, responsáveis pelo projeto de grafitagem do muro do TCE, entregaram simbolicamente ao presidente Marcos Loreto, nesta quarta-feira (18), o grande painel localizado nas ruas da Saudade e João Lira. Na ocasião, estiveram presentes o conselheiro Carlos Neves, a gestora da Biblioteca Pública do Estado, Roberta Guedes Alcoforado, e o secretário de Infraestrutura do Recife e presidente da Emlurb, Roberto Gusmão.

Durante o encontro, os artistas assinaram o mural com o nome pelo qual o grupo é conhecido, “Os Trigêmeos e Um Adotado”. Com 113 metros de comprimento e 2,5 de altura, o painel apresenta vários elementos da cultura pernambucana, com imagens em xilogravura que remetem ao folclore, misticismo, religiosidade, natureza e cotidiano das regiões rurais e urbanas. O trabalho, realizado em grafite, homenageia artistas como J. Borges e Chico Science. 

"Essa iniciativa só demonstra o quanto o Tribunal tem preocupação com o público externo. Além de buscar ter uma estrutura bastante arborizada, com o gradil que dá acesso aos jardins, o TCE vem agora com uma pintura que remonta à cultura pernambucana. Isso mostra que a instituição está atenta e é parceira da sociedade. O Tribunal está de parabéns, principalmente na figura do presidente Marcos Loreto, de ter a sensibilidade de trazer a arte para os muros do estabelecimento", afirmou o conselheiro Carlos Neves. 

A gestora da Biblioteca Pública do Estado, Roberta Guedes Alcoforado, parabenizou o Tribunal de Contas pelo trabalho. "Trazer a arte para a rua é uma grande ação que merece ser parabenizada. Nossa proposta é que ela se expanda para as adjacências, pois essa região é um complexo cultural. Nós temos a Biblioteca, o Ginásio Pernambucano, a Faculdade de Direito do Recife e a nossa torcida é para que o trabalho se expanda", disse Roberta. 

"Eu vim aqui atestar essa bela iniciativa que estamos planejando realizar em outras localidades da cidade. Vim a convite do presidente do Tribunal de Contas para, juntos, prestigiarmos a criação maravilhosa do artista plástico Félix Farfan. Pretendemos fazer um estudo para ampliar esse trabalho", revelou Roberto Gusmão, à frente da Secretaria de Infraestrutura do Recife, responsável pelas principais obras realizadas na capital pernambucana.

IDEALIZAÇÃO DO PROJETO - O coordenador da ação, Félix Farfan, relembra que a ideia surgiu de uma conversa, há uma década, com o escritor, já falecido, Ariano Suassuna. A vontade de valorizar as xilogravuras e homenagear grandes nomes da cultura pernambucana foi o pontapé inicial para a realização do projeto. 

"Estamos impressionados com a repercussão dessa iniciativa. Instituições demonstrando interesse em fazer o mesmo, incentivar o trabalho artístico na cidade. Já estamos pensando em fazer uma oficina de grafite para estudantes, trazer jovens para o movimento artístico. Está sendo maravilhoso", comemorou Farfan.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 18/09/2019