A Câmara Municipal do Recife aprovou, no início deste mês, um voto de aplauso em homenagem ao presidente do TCE, conselheiro Marcos Loreto, pela edição do livro sobre os 50 anos de fundação do Tribunal de Contas.

O voto de aplauso foi proposto pelo vereador Jayme Asfora, que parabenizou o conselheiro pela iniciativa de promover esse importante registro histórico de cinco décadas de atuação do TCE.

“Marcos Loreto é o responsável direto pela edição do livro sobre os 50 anos do TCE-PE, escrito pelo jornalista Inaldo Sampaio. A obra narra a trajetória do Tribunal durante o período compreendido entre 1968 e 2018, relatando a sua importância histórica e institucional por meio da biografia de todos os conselheiros da Corte. O TCE-PE, como órgão de controle externo, possui função essencial para a democracia, sendo o capital humano (conselheiros e servidores), a base sólida para a concretização da moralidade e da eficiência administrativa”, escreveu o vereador em seu voto de aplauso.

O presidente Marcos Loreto agradeceu a homenagem em nome de todos os que fazem o Tribunal de Contas. “Muito me honra presidir e fazer parte dessa respeitável Instituição que é o Tribunal de Contas de Pernambuco. O voto de aplauso aprovado pela Câmara Municipal do Recife só reforça em nós o desejo de fortalecer ainda mais a eficiência do trabalho do controle externo e a integração com outros Poderes e Instituições com vistas a um caminhar democrático em prol da melhoria de vida do cidadão”, afirmou.

O livro foi lançado em novembro do ano passado em comemoração ao Jubileu de Ouro do TCE. São 50 capítulos que contam a história da Instituição, desde a fundação em 1968 até os dias atuais, destacando alguns marcos importantes e os avanços alcançados.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 15/10/2019