O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


A Biblioteca Conselheiro Jarbas Maranhão do TCE realizou, na última quarta-feira (30), a palestra “Curadoria Digital e Gestão da Informação” com a professora Sandra Siebra da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento foi uma comemoração da semana do livro e da biblioteca, e aconteceu na Escola de Contas. 

Sandra Siebra é doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e pesquisadora do Laboratório LIBER/UFPE. A professora falou sobre os conceitos de curadoria digital e gestao da informação e como as instituições devem se preparar para migração e preservação de documentos no meio digital, com planejamento, boa estrutura física e tecnológica, além de recursos humanos preparados.

Siebra alertou que é importante lembrar que os documentos digitais muitas vezes estão em equipamentos físicos que são vulneráveis a danos, como queda ou roubo, e sites de armazenamento gratuito também podem sair do ar sem salvar os arquivos.

Para Diógenes Gonçalves, gerente da Biblioteca, a palestra abordou um tema ainda desconhecido pelas pessoas, mas a sua importância e aplicação está relacionada a todas as pessoas que navegam em meios digitais. "A temática nos mostra a importância de se administrar o fluxo de conteúdo digital produzido, desde a sua busca, guarda e organização das informações, ressaltando que a longevidade desse conteúdo digital dependerá das metodologias corretas de gestão", afirmou.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/11/2019