O TCE comunica que as sessões de julgamento terão início no dia 21 de janeiro. A partir deste ano, a 1ª Câmara será realizada às terças-feiras e a 2ª, às quintas-feiras, já o Pleno permanece nas quartas-feiras. Todas as sessões acontecerão às 10h no auditório do 1º andar do edf. Nilo Coelho.


A Biblioteca Conselheiro Jarbas Maranhão do TCE realizou, na última quarta-feira (30), a palestra “Curadoria Digital e Gestão da Informação” com a professora Sandra Siebra da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento foi uma comemoração da semana do livro e da biblioteca, e aconteceu na Escola de Contas. 

Sandra Siebra é doutora em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e professora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação e pesquisadora do Laboratório LIBER/UFPE. A professora falou sobre os conceitos de curadoria digital e gestao da informação e como as instituições devem se preparar para migração e preservação de documentos no meio digital, com planejamento, boa estrutura física e tecnológica, além de recursos humanos preparados.

Siebra alertou que é importante lembrar que os documentos digitais muitas vezes estão em equipamentos físicos que são vulneráveis a danos, como queda ou roubo, e sites de armazenamento gratuito também podem sair do ar sem salvar os arquivos.

Para Diógenes Gonçalves, gerente da Biblioteca, a palestra abordou um tema ainda desconhecido pelas pessoas, mas a sua importância e aplicação está relacionada a todas as pessoas que navegam em meios digitais. "A temática nos mostra a importância de se administrar o fluxo de conteúdo digital produzido, desde a sua busca, guarda e organização das informações, ressaltando que a longevidade desse conteúdo digital dependerá das metodologias corretas de gestão", afirmou.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/11/2019