Como parte das comemorações em torno do Dia Nacional dos Tribunais de Contas, celebrado neste 07 de novembro, o TCE está lançando em sua página na internet um hotsite com um registro histórico das principais auditorias que marcaram a  atuação da Instituição ao longo dos seus 51 anos de atividades.

A iniciativa da Diretoria de Comunicação do TCE de resgatar os trabalhos teve como objetivo tornar público um material de tamanha relevância e importância para a sociedade, uma vez que apontou incorreções em editais e contratos realizados pela Administração Pública, evitando assim o gasto irregular do dinheiro público e os eventuais prejuízos aos cofres dos municípios e do Estado de Pernambuco.

A página traz um resumo de onze auditorias que marcaram as fiscalizações do TCE e fizeram história na Instituição como a duplicação da BR-232, a obra da Via Mangue, a privatização da Celpe, o alargamento do Canal do Fragoso, a Operação Suíça em Garanhuns, que revelou um esquema de fraude em licitações, a construção da Arena de Pernambuco e as obras de mobilidade da Copa de 2014, entre outros trabalhos de grande impacto na vida do cidadão.

As informações foram coletadas junto às equipes técnicas e gerentes que participaram dos trabalhos de fiscalização, além de pesquisa nos documentos das auditorias e das deliberações do TCE e na imprensa.

Na lista, estão incluídos ainda o Diagnóstico sobre a Destinação Final de Resíduos Sólidos e o Levantamento das Obras Inacabadas/Paralisadas do Estado, realizados anualmente pela instituição, bem como a participação nas operações Comunheiro I e II, Suíça, Fraus e Mata Norte, deflagradas pelas Polícias Civil e Federal para apurar esquema de lavagem de dinheiro e fraude em licitação. 

O trabalho não é conclusivo e outras auditorias poderão ser incluídas na página ao longo do tempo, como forma de atualizar as informações.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/11/2019