O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


Conselheiros e servidores do TCE participam em Foz do Iguaçu (PR) do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que se realiza até a próxima quinta-feira (14).

A abertura do encontro nesta segunda-feira (11) foi conduzida pelo presidente da Atricon, conselheiro Fábio Nogueira (TCE-PB) e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro José Múcio Monteiro, a também ministra do TCU, Ana Arraes, além de representantes dos 33 Tribunais de Contas do Brasil.

O congresso debate a atuação do controle externo nas políticas públicas e é resultado da união dos dois maiores eventos do Controle Externo: o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil da (ATRICON).

Durante palestra de abertura, o ministro Dias Toffoli reforçou a importância da atuação dos órgãos de controle com foco no cidadão, atuando cada vez mais preventivamente, de forma ágil, transparente e responsável. Ele ilustrou esse envolvimento interistitucional com a parceria estabelecida entre os TCs e o Conselho Nacional de Justiça, que objetiva destravar as obras públicas paralisadas no país.

Para o ministro Toffoli, a obra paralisada eleva os seus custos e reduz a possibilidade de atendimento ao cidadão. “Um país que possui milhões de desempregados, cidadãos vivendo abaixo da linha da pobreza e uma imensa desigualdade social, precisa ser destravado”, ressaltou.

O ministro José Mucio foi incisivo ao destacar que o Brasil é um país onde a desigualdade é oficial. “Temos cinco tipos distintos de pobres, cinco de classe média, cinco de ricos. É preciso buscar alternativas para corrigir as injustiças sociais decorrentes dessa estratificação e os Tribunais de Contas possuem um grande potencial para mudar essa realidade”, disse ele.

EVENTOS - A programação do encontro inclui a realização de vários painéis sobre assuntos ligados ao controle externo, além de eventos paralelos que abordam o trabalho dos Tribunais de Contas, como a reunião da Rede de Comunicação dos TCs, que contou com a participação de assessores de imprensa de todo o Brasil.

Na ocasião, os assessores presentes fizeram uma homenagem ao jornalista Inaldo Sampaio, lembrando a importância dele para o trabalho de divulgação do Tribunal Pernambucano
.

Também na segunda-feira, a servidora do TCE, atualmente lotada na Escola de Contas Públicas, Luciana Coutinho, apresentou um trabalho sobre a presença digital em redes sociais e órgãos públicos no Brasil a partir da análise de conteúdo produzido pela Controladoria Geral da União.  

- CONFIRA MAIS IMAGENS - 
(FOTOS: Wagner Araújo/TCE-PR)


Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/11/2019