O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dirceu Rodolfo e os demais integrantes do grupo de trabalho instituído pelo TCE para atuar nas atividades de apoio ao combate ao Coronavírus em Pernambuco participaram, nesta quinta-feira (19), de uma reunião no Palácio do Campo das Princesas com o governador Paulo Câmara, para tratar das ações que estão sendo tomadas em caráter emergencial para conter o avanço da Covid-19 no Estado.

Além do presidente Dirceu Rodolfo, participaram da reunião o conselheiro do TCE, Carlos Neves, a procuradora geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, o procurador Jurídico do TCE, Aquiles Bezerra, os servidores Eduardo Siqueira, Paulo Cavalcanti, Elmar Pessoa, Fausto Stepple (auditores), José Vieira (analista de gestão) e Aldemar Santos (assessor da presidência).

A equipe do governo estava representada, entre outros, pelos secretários da Pasta de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, Casa Civil, José Neto, e Saúde, José Adelino dos Santos (secretário executivo).

O grupo de trabalho do TCE vai se reunir diariamente com a equipe do Governo do Estado para acompanhar e monitorar as aquisições emergenciais que precisarão ser feitas para o enfrentamento ao Coronavírus em Pernambuco. “Essa iniciativa vai garantir um maior controle e transparência nessas medidas que vão ser tomadas daqui para a frente”, afirmou o governador Paulo Câmara.

AÇÕES MUNICIPAIS – Na tarde desta quarta-feira (18), o grupo de trabalho do TCE teve um encontro também com uma equipe da prefeitura do Recife que está à frente das ações de combate ao Coronavírus, formada pelo secretário Executivo de Licitações e Compras, George Pierre, o Procurador Geral do Município, Rafael Figueirêdo e o gerente geral de Licitações e Compras, Marcos Antônio.

Além dos servidores que integram o grupo de trabalho do TCE, também participaram da reunião os auditores Cristiana Monteiro e Valdevino dos Santos Filho.

Na ocasião, os secretários apresentaram ao TCE as dificuldades que estão enfrentando no processo de contratação e aquisição de bens necessárias às ações emergenciais de combate ao Covid-19.

Um dos exemplos citados pelos secretários foi a compra de máscaras de proteção para uso dos profissionais de saúde da rede municipal. Segundo a prefeitura, houve um aumento vertiginoso no preço do produto em função da alta demanda em todo país, e isso terá que ser levado em consideração no processo de aquisição feito pela prefeitura.

O Tribunal de Contas, por meio do grupo de trabalho criado pelo presidente Dirceu Rodolfo, vai atuar no sentido de orientar as equipes e prestar apoio técnico, ajudando a construir soluções rápidas e eficazes diante das circunstâncias emergenciais.

“Nossa preocupação, enquanto órgão de controle, é de preservar o Erário, estamos atentos a isso”, afirmou o presidente Dirceu Rodolfo, “mas antes de tudo, temos que preservar as vidas, notadamente as dos profissionais de saúde que estão à frente do atendimento aos doentes e que precisam estar devidamente protegidos”, disse ele.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 19/03/2020