Informática - segunda a sexta -  0800 281 7717 e 081 98225-2906 das 8h às 14h ou atendimento@tce.pe.gov.br das 8h às 18h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 8h às 14h ou ouvidoria@tce.pe.gov.br. 

Protocolo - atendimento digital  acesse o site - “Consultar/Protocolar documentos” no campo "PRINCIPAIS SERVIÇOS". Em caso de dúvidas, procurar a Informática.

Em meio ao momento atual em que todos unem esforços para conter o avanço do novo coronavírus e na esperança por dias melhores, o Tribunal de Contas, por meio do programa EcoTCE, realiza, de 1º a 5 de junho, mais uma edição da Semana do Meio Ambiente. 

A novidade é que este ano as ações de conscientização para as práticas sustentáveis, resultado de uma parceria com o Comitê Ecos de Pernambuco, acontecerão apenas em meio virtual, atendendo às medidas de isolamento e prevenção da covid-19. A programação inclui cursos, debates e uma pesquisa relacionados ao comportamento sustentável em tempos de pandemia.

Os cursos on-line serão ministrados gratuitamente por pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com direito a certificado, e vão abordar os assuntos ‘Compostagem e hortas caseiras’,  ‘Higiene e aproveitamento integral dos alimentos’ e ‘Prevenção do Covid e outros patógenos por resíduos e rejeitos domésticos’. Cada curso consistirá em 2 vídeos, leituras complementares e atividades que deverão ser fotografadas. As inscrições poderão ser feitas até o dia 5 de junho, clicando aqui

Os servidores e o público em geral também poderão participar de uma pesquisa sobre o manejo dos resíduos domésticos com potencial de contágio pelo Covid-19, que está sendo realizada em todo o país por pesquisadores do Grupo de Gestão Ambiental (Gampe) da UFRPE. O objetivo é colaborar com a Gestão Pública e compreender o gerenciamento dos resíduos domiciliares com potencial de contágio com o Covid-19, com vistas a  desenvolver recomendações para instituições que compõem o Comitê, aumentando a segurança no manejo de resíduos e rejeitos e minimizando as chances de contágio pelo coronavírus e outros patógenos.

No dia 4 de junho, será realizada uma live com a pesquisadora da UFRPE, Soraya Giovanetti El-Deir; o advogado e representante da Ancat, Daniel Pernambucano Mello; Carol Pires do Cataki e a servidora do TRE-PE e integrante do Ecos de Pernambuco, Sinara Batista, para discutir o tema “Resíduos Sólidos e Pandemia: Desafios e possibilidades”. A transmissão acontecerá a partir das 16h, pelo canal do YouTube da UFRPE e pelo canal do Ecos de Pernambuco no Instagram, com tradução em libras. O Cataki é um aplicativo para aparelhos celulares que realiza o cadastro de catadores em todo o Brasil e oferece seus serviços a pessoas interessadas na remoção de entulhos de obras, restos de podas e móveis velhos, por exemplo.

GRUPO – O Comitê Ecos de Pernambuco é formado por representantes do TCE/PE, do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT/PE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e da UFRPE, que atuam promovendo estudos e o desenvolvimento de programas e ações que contribuam para a sustentabilidade nas instituições parceiras. A iniciativa surgiu de um protocolo de cooperação técnica assinado em 2014 por Tribunais em Pernambuco e pela UFRPE.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 29/05/2020