Os conselheiros Dirceu Rodolfo de Melo Júnior (presidente do Tribunal de Contas) e Carlos Neves receberam nesta quarta-feira (24) a medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, na categoria ouro, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

A cerimônia de entrega da comenda, realizada por videoconferência, foi conduzida pelo presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves.

Ao receber a condecoração, o conselheiro Dirceu Rodolfo, em vídeo enviado ao TRE, agradeceu aos membros da justiça eleitoral pela medalha e enfatizou a importância do trabalho feito pelos servidores do TCE na premiação. “Gostaria de dividir o momento com os colegas e servidores do Tribunal de Contas, pois certamente eles são responsáveis em grande medida por qualquer forma e ato de reconhecimento”, comentou.

O conselheiro Carlos Neves, também por meio de um vídeo, agradeceu aos desembargadores e servidores do TRE. Ele relembrou os mais de 20 anos de advocacia eleitoral e a época em que foi professor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PE. “Estou muito honrado com esta medalha e carregarei ela do meu lado esquerdo do peito”, disse o conselheiro.

Encerrando a solenidade, o presidente do TRE destacou a importância da homenagem aos agraciados. “O que nos motivou foi a oportunidade de condecorar pessoas, como fez Frei Caneca, pelo trabalho sério e comprometido com os princípios éticos e morais e com os olhos voltados para os valores da liberdade, independência e democracia”, comentou.

Além dos conselheiros do Tribunal de Contas, receberam também a medalha o ministro do Superior Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman Benjamin, o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lucilo Varejão Neto, entre outros.

A medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, na categoria ouro, é a mais alta comenda concedida pelo TRE, havendo também as categorias Prata e Bronze. Oportunamente, passada a pandemia da Covid-19, será feita a entrega presencial das medalhas. Confira a íntegra da solenidade clicando aqui 📱📺 .

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/01/2021