O Tribunal de Contas de Pernambuco nomeou esta manhã 37 novos servidores, aprovados no último concurso realizado pela Instituição, que foi homologado em dezembro de 2017. A nomeação se deu em razão da necessidade de preenchimento de vagas em vários setores da Casa, em especial, na área de fiscalização.

A cerimônia de posse aconteceu de forma virtual, nesta segunda-feira (5), com transmissão ao vivo pelo canal da TV TCEPE no Youtube.

Na ocasião, foram empossados servidores de cargos diversos, sendo 15 auditores de Controle Externo (área de auditoria de contas públicas) e um auditor de Controle Externo (auditoria de obras públicas). Entre os analistas, 14 de Controle Externo (área de auditoria de contas públicas), quatro analistas de gestão na área de administração e três analistas de gestão na área de julgamento). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial ao longo do mês de março e assinadas pelo presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.

Estiveram presentes à solenidade, os conselheiros Dirceu Rodolfo (presidente), Ranilson Ramos (vice-presidente), Teresa Duere (corregedora), Valdecir Pascoal (diretor da Escola de Contas) Carlos Neves e Marcos Loreto (presidente das Câmaras). A procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, e o auditor geral, Adriano Cisneiros, também deram as boas-vindas ao grupo.

O presidente Dirceu Rodolfo fez a saudação inicial aos novos servidores. "Parabenizo a todos vocês que lograram êxito nesse concurso. Estudar para um certame é um trabalho árduo, cujo resultado não é garantido, mas vocês conseguiram", afirmou. "O TCE é um órgão acolhedor. Vai recebê-los com uma cultura que procura resolver todos os problemas dos seus servidores, que cuida das pessoas. Boas-vindas a vocês, que são um exército de novos cérebros destinados a oxigenar e reinventar o Tribunal de Contas", disse ele.

A conselheira Teresa Duere, que presidiu a comissão organizadora do último concurso, falou em seguida. “Vocês já demonstraram que são pessoas determinadas e enfrentam as diversidades. Hoje, a gente vence mais uma etapa desse caminho que foi iniciado em 2017. Demoraram a entrar no Tribunal, mas finalmente chegaram, mas o momento é completamente diferente, estamos em meio a uma pandemia e a uma revolução digital, e este é o desafio de vocês dentro dessa Casa", disse ela.

Após a leitura do termo de posse de um dos aprovados, representando todos os novos servidores, houve a exibição das fotos com nomes e respectivos cargos dos empossados. Em seguida, foi a vez do diretor da Escola de Contas, Valdecir Pascoal, recepcionar os concursados.

Pascoal se emocionou ao rememorar sua trajetória, com a aprovação em um concurso realizado há 30 anos no Tribunal de Contas. "Eu imagino a felicidade dos pais de vocês ao presenciar tamanha conquista dos filhos. Conseguir um grau de segurança profissional como esse deve ser bastante celebrado. Nós temos orgulho de pertencer ao Tribunal, mas sabemos que sempre é possível melhorar”, afirmou o conselheiro.

A procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano e o auditor-geral do TCE, Adriano Cisneiros, também se juntaram à homenagem, desejando boa sorte aos empossados.

Coube ao diretor-geral do TCE, Ulysses Beltrão, à coordenadora de Administração, Ana Cecilia Câmara, ao diretor de Gestão e Governança, Edgar Távora e à coordenadora de Controle Externo, Adriana Arantes, dar as boas-vindas em nome dos servidores da Casa, por meio de um vídeo exibido durante a solenidade.

De acordo com o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, Breno Spíndola, durante as próximas duas semanas os novos servidores participarão de uma capacitação online coordenada pela Escola de Contas do TCE.

Por meio de telechamadas, serão criadas salas de treinamento. A formação contará com momento para integração, apresentação das equipes e dos processos de trabalho e orientação de como acessar a intranet no trabalho remoto.

O evento foi encerrado pelo presidente do TCE, Dirceu Rodolfo. Toda a transmissão contou com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Clique aqui e confira os nomes dos servidores nomeados.

Confira mais imagens da solenidade 📸

Gerência de Jornalismo (GEJO), 05/04/2021