Na última quinta-feira (01), o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, participou de um evento virtual realizado pela OAB Nacional, em homenagem ao centenário de José Cavalcanti Neves, membro honorário vitalício da Ordem.

José Neves, que é avô do conselheiro do TCE, Carlos Neves, completou 100 anos de vida no último sábado (03) e recebeu diversas homenagens ao longo da semana.

Durante o encontro, intitulado ‘OAB, Estado de Direito e Democracia - Homenagem ao Centenário de José Cavalcanti Neves’, o presidente Dirceu Rodolfo destacou que o aniversariante frutificou várias árvores durante a vida e que conheceu três delas. “Marcelo Neves, José Neves Filho (filhos do homenageado) e Carlos Neves, a quem destacou o brilhantismo, o equilíbrio e a inteligência técnica que vem conduzindo o trabalho no Tribunal de Contas. Eles dão a certeza de que todos os ramos da árvore foram bem-sucedidos, inclusive na elegância, na galhardia e na hombridade’’, afirmou o presidente.

O conselheiro do TCE, Carlos Neves, agradeceu a homenagem ao avô e destacou a importância de a OAB seguir o exemplo de José Neves em defender a cidadania e a sociedade brasileira. ''Quero agradecer a homenagem e fazer um registro familiar da alegria e da emoção que é ver meu avô completar 100 anos, sabendo da sua história e da sua trajetória. Ele sempre dizia que de nada adiantaria a defesa das prerrogativas e dos interesses da advocacia, se a OAB não atuasse além da sua zona de conforto, como uma verdadeira representante da sociedade civil'', disse.

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o governador Paulo Câmara; o presidente do STJ, Ministro Humberto Martins; o prefeito do Recife, João Campos; o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte; o membro honorário vitalício Ophir Cavalcante; o presidente do TJPE, Fernando Cerqueira; o desembargador do TRT/6ª Região, Eduardo Pugliesi; o presidente do TRF/5ª Região, Edilson Pereira Nobre Júnior; e o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista.

Durante a sessão da Primeira Câmara do TCE desta terça-feira (06), o conselheiro Carlos Neves, que preside o colegiado, foi parabenizado pela celebração do centenário. Os conselheiros Valdecir Pascoal, Ranilson Ramos, Marcos Nóbrega, Ricardo Rios e Carlos Pimentel (substitutos), além dos advogados presentes e da procuradora-geral adjunta do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda, lembraram a importância de José Neves para a história da advocacia brasileira e para a conquista de direitos e cidadania.

Clique aqui para conferir a homenagem. 📺

PLENO – O centenário de José Cavalcanti Neves também foi lembrado na sessão do Pleno desta quarta-feira (07). O presidente Dirceu Rodolfo reafirmou a importância de homenageá-lo, em função da sua atividade na advocacia, lembrando da sua atuação, à frente da OAB, no período de regime militar, “Ele demonstrou a sua coragem na intransigência de dizer e firmeza diante dos riscos de dizer a coisa certa”, comentou.

Em seguida, o conselheiro Valdecir Pascoal destacou a importância do reconhecimento em vida, e que as homenagens também servem para que os mais jovens tomem conhecimento da figura humana de José Neves.

O conselheiro Ranilson Ramos ratificou e subscreveu as palavras de Dirceu e Pascoal, registrando que os momentos de contato com José Neves foram de muito aprendizado. “Meu sentimento é de profunda felicidade pelas comemorações”, afirmou. O conselheiro Marcos Loreto foi outro que se juntou às homenagens. “Neste momento de obscurantismo que estamos vivendo todas as pessoas que lutaram e lutam pela democracia tem que ser enaltecidas”, afirmou.

O decano do TCE, conselheiro Carlos Porto, ressaltou a brilhante trajetória de José Neves, que, segundo ele, “é um advogado na ‘acepção da palavra’” e que muito bem representou a OAB-PE e a OAB nacional, sendo uma referência na advocacia brasileira.

A conselheira Teresa Duere também destacou a referência que José Neves é para a advocacia. Ela também expressou toda sua gratidão para com o homenageado. “Ele voluntariamente me procurou e se colocou à disposição para fazer parte da minha luta e vencermos juntos uma batalha em que estávamos naquele momento”, comentou Duere em relação aos momentos de luta contra o regime militar.

A procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano, se associou às homenagens feitas. Ela expressou a gratidão pela figura inspiradora de José Neves e sua atuação. Também se associou às menções o advogado Bruno Ariosto, representando a classe, que agradeceu a José Neves pelo seu legado.

Por fim, o conselheiro Carlos Neves agradeceu, em nome do seu avô, todas as palavras sobre seu avô, tanto as referências no Pleno, como as proferidas por diversas autoridades, ao longo dos últimos dias. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa família e a honra vem justamente a partir do meu avô”, comentou Carlos Neves.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/07/2021