O Pleno do TCE aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do ex-governador de Pernambuco e ministro, Joaquim Francisco, ocorrido no último dia 03. A proposição foi do conselheiro Carlos Porto e recebeu o apoio de todos os presentes à sessão.

O conselheiro falou sobre a trajetória do ex-governador, que ocupou vários cargos na política. “Ele foi tudo dentro da política, governador, ministro, deputado, prefeito, um vitorioso neste tempo em que honestidade passa a ser virtude e não obrigação”, comentou.

Em seguida, a conselheira Teresa Duere endossou as palavras de Carlos Porto, reforçando a importância do legado deixado por Joaquim Francisco, em destaque as obras realizadas durante as suas gestões e a sua altivez política.

O conselheiro Valdecir Pascoal, por sua vez, destacou a vida pública honrada e a atuação de Joaquim Francisco como parlamentar na busca pela responsabilidade fiscal. “Ele é símbolo desse histórico pernambucano de austeridade e responsabilidade fiscal. Ele trazia esses bons exemplos”, disse.

O conselheiro Carlos Neves também se solidarizou ao voto destacando o legado do político tanto para o Estado como para o país. “Apesar de ter ocupado tantos cargos públicos, era um homem de aprendizado e ensinamento, sempre deixava algo importante”, comentou.

Os conselheiros Marcos Loreto e Ranilson Ramos também se juntaram às homenagens.
“Era um ótimo contador de histórias e uma pessoa colaborativa”, afirmou Loreto.“Destaco aqui dois momentos importantes da vida política de Joaquim Francisco, um deles foi a criação da Copergás e outro foi na participação da Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse Ranilson.

O conselheiro substituto Marcos Nóbrega ressaltou a atuação do então deputado federal Joaquim Francisco como presidente da comissão especial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Outro a enaltecer a atuação de Joaquim Francisco no campo fiscal foi o procurador do Ministério Público de Contas, Gilmar Severino Lima, que se associou ao voto em nome da instituição.

Por fim, o presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior destacou a importância das homenagens e enalteceu a simplicidade e a sofisticação intelectual do ex-político, “Ele merece todo reconhecimento da sociedade civil, e o TCE está realçando o momento de expressar a gratidão pelo que ele fez”, comentou.

Os conselheiros estenderam a homenagem aos familiares, em nome do servidor do TCE e secretário estadual da Casa Civil do Estado, José Neto.

Confira aqui a homenagem.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 06/08/2021