A Inspetoria Regional de Surubim, que fica no Agreste do Estado, recebeu nesta quinta-feira (30), a visita do presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo, que estava acompanhado do conselheiro Carlos Neves.

Foi a segunda viagem do presidente ao interior, dentro da agenda de programação de encontros com as inspetorias. Nos últimos dias 16 e 17, ele esteve nos municípios de Palmares e Garanhuns, para um encontro com os servidores.

Ao chegar a Surubim, o presidente foi recebido pelo Inspetor Regional, Rubens Leite e se reuniu com a equipe para uma conversa sobre a gestão, os planos e ações realizadas nos últimos dois anos.

"Infelizmente não pude estar aqui antes, em função da pandemia que tanto nos afastou", disse o presidente. "Mas estou muito feliz em vir, porque esse contato é fundamental. Vocês lidam diretamente com os gestores e com os problemas dos municípios, e, nesse sentido, têm sempre muito a acrescentar à gestão", afirmou.

O conselheiro Carlos Neves, que não conhecia a inspetoria, falou sobre a alegria de estar em contato com as equipes do interior e falou sobre a importância de todos se prepararem para o Tribunal de Contas do futuro.

"É muito importante reconhecer o papel desse núcleo, dessa ponta de lança do TCE que são as inspetorias", disse. "Vir aqui hoje em Surubim para ter o contato com os auditores e servidores, ouvindo e debatendo sobre questões da gestão e do futuro do controle externo, é uma grande satisfação", afirmou.

Na equipe também estavam o procurador jurídico do TCE, Aquiles Bezerra, a Coordenadora de Controle Externo, Adriana Arantes, que falou sobre o Plano de Controle Externo, e os assessores Glória Fraga e Rômulo Lins, que fizeram uma apresentação, respectivamente, sobre o Sistema de Pós Julgamento do TCE e as ações da gestão voltadas para as políticas públicas, temas que geraram perguntas e interação dos servidores com o grupo presente.

"Essa visita do presidente e da gestão trouxe para nós uma alegria enorme, principalmente nesses tempos de pandemia, quando nós passamos por uma transformação de trabalho, com a adaptação aos novos tempos. É um encontro que nos dá uma força e uma renovação enorme e nos revigora", disse Rubens Leite, inspetor regional de Surubim.

A agenda de viagens ao interior deve ser retomada nos próximos dias, com visitas às inspetorias de Petrolina, Bezerros e Arcoverde.

Assista aqui o vídeo da visita do presidente 📱🖥️

Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/10/2021