O Tribunal de Contas realizou na tarde desta quarta-feira (20) uma sessão solene para a entrega da Medalha Nilo Coelho a 10 personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao exercício do controle externo e à sociedade pernambucana em 2021.

A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Cultural Rossini Alves Couto do Ministério Público do Estado e foi transmitida simultaneamente pelo canal da TV-TCE no Youtube.

Este ano, foram agraciados, por proposição do Conselho do Tribunal, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas, Germana Laureano, o diretor regional da TV Globo, Iuri Maia Leite e o advogado e ex-presidente da OAB Nacional, José Cavalcanti Neves.

Também receberam a honraria, por indicação individual dos conselheiros, a coordenadora de Controle Externo do TCE, Adriana Arantes (indicação de Dirceu Rodolfo), o ex-procurador geral do MPPE, Francisco Dirceu Barros (Ranilson Ramos), o advogado José Henrique Wanderley Filho (Carlos Neves), o professor da Faculdade de Medicina da UPE, José Ricardo Bandeira de Oliveira (Carlos Porto), o juiz de Direito, Silvio Romero Beltrão (Teresa Duere) e os servidores do TCE, Taciana Mota (Marcos Loreto) e Willams Brandão (Valdecir Pascoal).

Além do presidente Dirceu Rodolfo, foram convidados para compor a mesa de honra a vice-governadora do Estado, Luciana Santos, o prefeito da Cidade do Recife, João Campos, o procurador-geral do MPPE, Paulo Augusto Freitas de Oliveira, o juiz Sérgio Beltrão, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Defensor Público do Estado, Fabrício Silva de Lima, o presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, a procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano e os conselheiros Teresa Duere, Carlos Porto, Valdecir Pascoal, Marcos Loreto, Ranilson Ramos e Carlos Neves.

Após a execução do Hino Nacional, Dirceu Rodolfo fez um resumo sobre o sentimento de incertezas despertado pelo início da pandemia em 2020, que mudou a vida e a rotina das pessoas. Ele destacou ainda a realidade do TCE em janeiro daquele ano e como a instituição se adaptou às mudanças, enfrentou os desafios e vem atuando para continuar cumprindo sua missão de defender os interesses da sociedade.

Confira mais imagens do evento 📸

Em seu discurso, o presidente ressaltou ainda o significado da Medalha Nilo Coelho e o merecimento individual ao ler o currículo de cada um dos homenageados em 2021. “A aparência não esconde a essência, mas a revela”, pontuou Dirceu Rodolfo ao citar o filósofo francês Jean-Paul Sartre, como referência à vida profissional, ao desempenho e às contribuições dos condecorados em um dos momentos mais difíceis e sombrios vivenciados pela humanidade.

Na sequência, foi feita a entrega das condecorações (medalha e diploma) pelos conselheiros, seguida da execução do Hino de Pernambuco.

ll HISTÓRICO ll

A Medalha Nilo Coelho foi instituída pela Resolução TC 02/1986 e é concedida todos os anos a pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o fortalecimento do controle externo, ou, ainda, àqueles que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais, tenham se tornado merecedores dessa distinção.

Confira a íntegra do evento 💻📱

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/10/2021