O prefeito do Recife, João Campos, esteve no Tribunal de Contas nesta terça-feira (26) para uma visita ao presidente Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.

Ele veio apresentar o projeto para concessão de 108 novos relógios eletrônicos digitais que serão instalados na cidade, uma iniciativa que faz parte de um pacote de intervenções na infraestrutura urbana e social, estimado em R$ 89.432420,00, cujo início está previsto para o próximo ano.

Os equipamentos serão instalados em áreas de grande fluxo de pedestres e de veículos, e - além de informar hora e temperatura - contarão com câmeras 360º com reconhecimento facial; pontos wi-fi integrados ao Sistema Conecta Recife; medidor da qualidade do ar e de incidência de raios ultravioleta, dentre outros dados de utilidade pública, a exemplo do que é oferecido em outras capitais, como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Participaram da reunião o conselheiro Marcos Loreto, relator das contas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife  em 2021; a coordenadora de Controle Externo do TCE, Adriana Arantes; o diretor do Núcleo de Engenharia, Conrado Montenegro; gerentes do NEG; além de secretários e assessores municipais e da presidência.

Ao final, o relator agradeceu a iniciativa da prefeitura em se antecipar apresentando o projeto, cujo acompanhamento da contratação e execução dos serviços será feito pelo Tribunal.

De acordo com o cronograma da Secretaria-Executiva de Parcerias Estratégicas do Recife, a consulta pública, aberta nesta terça-feira, se estenderá até o próximo dia 26 de novembro, seguida da remessa do projeto para apreciação do Tribunal de Contas no dia 26 de janeiro.

O lançamento do edital está previsto para o primeiro trimestre de 2022 e a assinatura do contrato deverá acontecer a partir de julho daquele ano.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/10/2021