Neste ano de 2022, a Escola de Contas do TCE-PE deu início às suas atividades com a oferta de cursos autoinstrucionais. São capacitações disponibilizadas de forma contínua e que podem ser realizadas sem o acompanhamento de um tutor, pois o participante acessa os materiais e os conteúdos disponíveis de acordo com seu ritmo de aprendizagem e sua disponibilidade de tempo.

“Os cursos na modalidade autoinstrucional permitem uma capacitação contínua em temas que são importantíssimos para o aperfeiçoamento da administração pública. São cursos na área de convergência contábil, gestão de pessoas, entre outros”, disse o coordenador-geral da Escola de Contas, Breno Spindola.

Ainda segundo ele, uma das principais vantagens dos cursos nessa modalidade é que “os participantes podem se inscrever livremente, fazendo a condução do processo de aprendizagem no seu próprio ritmo”. Os cursos autoinstrucionais hoje disponibilizados pela Escola de Contas possuem avaliação realizada pelos próprios discentes com índice superior a 97% ou seja, a quase totalidade dos alunos avaliam muito bem o conteúdo oferecido e toda a trilha de aprendizagem que foi construída.

Hoje, oito cursos são oferecidos aos servidores e gestores públicos municipais e estaduais de todo o Estado de Pernambuco. São eles: “Índice de consistência e convergência contábil dos municípios de Pernambuco - Teoria e Prática”; “Comunicação do TCE com as UJs no processo eletrônico (e-TCEPE)”; “Sistema de cadastro de UJs - Normas e Uso”; “Auditoria em folha de pagamento”; “Sagres Pessoal - Legislação e Funcionamento”; “Elaboração e Manuseio de Planilhas (Google Planilhas)”; “Formação de Preços de Referência nas Aquisições Públicas”; e “Elaboração e Manuseio de Documentos (Google Docs)”.

Os cursos autoinstrucionais compõem um modelo de capacitações a distância que vem se popularizando nos últimos anos. Ele se diferencia dos demais por garantir a autonomia e independência do aluno por meio de um material autoexplicativo e materiais como vídeos, apostilas e apresentações,. O próprio aluno é responsável pelo seu percurso no curso, por meio da interação com os conteúdos que estão, também,  nos materiais de apoio, exercícios de fixação e autoavaliações.

“Além dos cursos que oferecemos hoje, em caráter contínuo, estamos elaborando um planejamento de iniciativas de capacitação que procuram potencializar ainda mais o conhecimento por meio do estudo remoto, assíncrono ou mesmo síncrono. Queremos que os servidores públicos municipais e estaduais possam aprofundar o seu conhecimento em áreas que são imprescindíveis e diretamente relacionadas ao cumprimento da legislação vigente”, disse o gerente de Ações Educacionais e Corporativas, Amós Sá.

“Essas iniciativas de capacitação, procuram contribuir para potencializar ainda mais o desempenho institucional do Tribunal de Contas, em um ação conjunta com o DGP e com os segmentos que compõem o TCE-PE, por meio do estudo remoto, assíncrono ou mesmo síncrono. Queremos que os servidores públicos municipais e estaduais possam se desenvolver em áreas que são imprescindíveis e diretamente relacionadas à estratégia  e necessidades das organizações”, disse o gerente de Ações Educacionais e Corporativas, Amós Sá.

Conheça os cursos autoinstrucionais da Escola de Contas: https://bit.ly/3dJOiWW

scola de Contas, 21/01/2022