O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


A conselheira Teresa Duere, 
vice-presidente do TCE, recebeu, na última segunda-feira (23), um grupo de profissionais de saúde que representam a Associação do Movimento em Defesa do SUS (AMDS).


O grupo veio tratar da fiscalização dos serviços públicos nas Organizações Sociais de Saúde de Pernambuco, que são responsáveis por celebrar contratos com o Governo do Estado para gerir hospitais e unidades de pronto atendimento - UPAs.

Durante o encontro, foram discutidos diversos problemas nos serviços de saúde como a superlotação das emergências, problemas nas estruturas dos prédios, a exemplo de tetos caindo, infiltrações, falta de insumos, falta de condições de trabalho, entre outros.

Para os profissionais de saúde, a inexistência de controle social no Estado colabora de forma decisiva para os problemas na saúde pública. Eles consideram que esse controle é o único instrumento capaz de melhorar a qualidade dos serviços disponibilizados à população, tendo em vista que são os cidadãos que vivenciam as condições de trabalho nos locais de atendimento e o dia a dia nos hospitais. 

De acordo com Miqueas Francisco, diretor da AMDS, "as Organizações Sociais na gestão dos hospitais públicos no Estado carecem de eficiência, tanto administrativa, quanto na transparência no gasto do dinheiro público".

Na ocasião foram apresentadas algumas propostas coletadas junto aos trabalhadores da saúde em reuniões em seus respectivos locais de trabalho, na qual, a associação entende serem necessárias para que a saúde pública, inicie um processo de recuperação.

"O Movimento trouxe sugestões claras, e nós, do Tribunal de Contas, vamos tentar melhorar efetivamente o controle social na área da saúde", afirmou a conselheira.

Participaram do encontro, além do diretor da AMDS, os profissionais de saúde Cláudia Heliodo, Patrícia Nascimento e Hélio Rodrigues.


AMDS - Associação do Movimento em Defesa do SUS foi criada em 2017 por trabalhadores da saúde pública e tem em seu corpo de diretores, profissionais com larga experiência em serviço hospitalar. Seu principal objetivo é defender o SUS através do Controle Social (Lei 8.142/90, que trata da participação das comunidades na administração do SUS).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/01/2023