As ações voltadas à primeira infância implementadas pelo município de Vitória de Santo Antão foram assunto de uma visita feita à cidade pelo presidente do Tribunal de Contas, Ranilson Ramos, nessa quinta-feira (23).

O presidente se dirigiu, inicialmente, à prefeitura, onde se reuniu com o prefeito Paulo Roberto Leite de Arruda, secretários municipais e assessores. Na ocasião, ele acompanhou uma apresentação do gestor sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pela gestão na área de educação na cidade.

Em seguida, Ranilson Ramos visitou a primeira creche instalada na cidade, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que conta com 100 funcionários e atende 200 crianças de zero a cinco anos de idade.

O presidente conversou com as equipes que administram a creche, e na saída, plantou uma árvore na calçada, juntamente com algumas crianças atendidas no local.

“Os tribunais de contas têm evoluído para além da fiscalização ordinária, do cumprimento dos índices de saúde, educação, previdência, para que a gente estude as políticas públicas”, disse Ranilson. “Ano passado, nosso foco foi na extinção dos lixões, marca que alcançamos no último dia 27 e que representou um grande avanço na atuação do Tribunal de Contas de Pernambuco. Neste ano de 2023 vamos estar atentos às políticas públicas voltadas à primeira infância no Estado”, explicou o presidente. "A construção de creches é uma dessas políticas que devem ser priorizadas, pois as crianças atendidas nelas serão futuros cidadãos que vão crescer com mais assistência e melhores oportunidades de desenvolvimento”, afirmou. “Se a gente cuidar bem dessa fase da vida, teremos um novo mundo”, concluiu.

O presidente Ranilson visitou também a Câmara de Vereadores da cidade e a Procuradoria-Geral do município.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/03/2023