O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O conselheiro Carlos Neves participou do encontro da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (InfoContas) que discutiu, entre outros assuntos, a integração das Unidades de Informações Estratégicas (UIE) dos Tribunais de Contas e o enfrentamento à corrupção. 

Promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o evento aconteceu nos dias 22 e 23 de março, em Brasília, com a participação de representantes de 31 Tribunais de Contas de todo o país. 

Durante o evento, foram apresentados o Plano de Metas da Rede InfoContas, casos práticos de utilização da inteligência institucional em ações de fiscalização, bem como realizadas oficinas temáticas.

Na abertura, Carlos Neves destacou o significativo banco de dados dos TCs, com informações sobre a prestação de serviços públicos e a execução de políticas públicas. “A partir da análise estratégica dessas informações a atuação dos órgãos de controle pode ser mais específica, chegar no detalhe da informação e prevenir. Um dos grandes objetivos das unidades de inteligência é fazer a análise preditiva por meio dos dados”, disse o conselheiro ouvidor do TCE-PE, que também é coordenador da Rede Infocontas. 

O ministro Bruno Dantas, presidente do TCU, falou da necessidade cada vez maior do uso de novas tecnologias para as ações de inteligência, provocando celeridade, uma melhor uniformização de procedimentos e a padronização dos achados de auditoria. “Uma consequência disso é que o uso da inteligência de forma síncrona entre as cortes de contas proporciona maior tempestividade e efetividade das atividades de controle”, disse Dantas. 

“Como não é possível abarcar todo o universo da administração pública ao mesmo tempo, esses dados permitem o direcionamento das ações à escolha daqueles temas relevantes e complexos para o conjunto da gestão pública e permitem maior resolutividade”, afirmou o presidente da Atricon, Cezar Miola (TCE-RS).

Veja aqui as imagens da abertura 📸.

ll A REDE ll

Criada em 2013, por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Atricon, o Instituto Rui Barbosa e os Tribunais de Contas brasileiros, a Rede Infocontas procura viabilizar o intercâmbio de dados, conhecimentos, técnicas e procedimentos relacionados à atividade de Inteligência de Controle Externo, de modo a proporcionar o aumento da eficiência das ações de controle. 

Gerência de Jornalismo (GEJO) com informações da Atricon, 27/03/2023