Artigos científicos elaborados por servidores ligados ao Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Diretoria de Controle Externo (DEX) e Diretoria de Gestão e Governança (DGG) do Tribunal de Contas de Pernambuco, em parceria com a equipe de perquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URFPE), foram aceitos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e serão apresentados no XIX Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2023 - Trilha de Indústria e Inovação em SI. O evento acontece de 29 de maio a 01 de junho de 2023, em Maceió-AL.

Os trabalhos relatam alguns dos projetos conduzidos no escopo do convênio entre o TCE-PE e a URFPE, em que servidores atuam com a equipe de pesquisa (professores e estudantes de mestrado e graduação) do Departamento de Computação daquela instituição de ensino superior.

As obras são fruto da colaboração entre o Tribunal e a UFRPE, iniciada em junho de 2020. O convênio de pesquisa, gerenciado pela DGG, prevê não só entregas na forma de artefatos (ferramentas de software, técnicas, apresentações, etc.), mas também ações de comunicação e reflexão (como oficinas e discussões), e trabalhos acadêmicos, como artigos, monografias e dissertações, por ser uma parceria de Pesquisa e Desenvolvimento.

Ao longo dos últimos anos, outras publicações foram feitas pela equipe do Tribunal e do convênio. Entre elas, estão os trabalhos "Como definir um laboratório de inovação em governo? Um estudo de caso de uma iniciativa na área de controle externo", publicado em 2022, no XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (Brasil); "Using Natural Language Processing to Improve Transparency by Enhancing the Understanding of Legal Decisions", publicado em 2022, na IFIP WG 8.5 Electronic Government (Suécia); e "Portuguese Neural Text Simplification Using Machine Translation", publicado na 10th Brazilian Conference on Intelligent Systems (Brasil), em 2021.

ll O SIMPÓSIO ll

O simpósio é um evento realizado pela SBC, por meio da sua Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI), com organização do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

Segundo George Valença (GPRO), coordenador do convênio entre o TCE e UFRPE, o fórum pretende discutir inovações tecnológicas, organizacionais, de produtos, serviços, e até de modelo de negócio, tanto no governo, como na indústria e na academia. “O debate entre as pessoas que tiveram seus artigos aceitos tem tudo para ser inspirador, dada a troca de experiências e percepção de variadas formas de inovação”.

O simpósio premiará os melhores artigos e contará com uma mesa redonda sobre inovação em Sistemas de Informação. Os artigos aceitos na trilha de inovação ficarão disponíveis na biblioteca digital da SBC OpenLib (SOL), com acesso aberto. Os melhores serão encaminhados à Revista Brasileira de Sistemas de Informação (Brazilian Journal of Information Systems - iSys).

Veja aqui a programação completa do SBSI 2023.

ll TRABALHOS E AUTORIA ll 📚

"Evolução do Processo de Testes do TCE-PE: resultados preliminares de um projeto de BPM".

Autores: Ana Carolina Chaves, Antônio Lira, Fábio Buchmann e Sérgio Gomes. Pela UFRPE, participaram os pesquisadores Lucas Lins, Luan Accioly, George Valença e Sidney Nogueira, junto com a equipe da fábrica de software Pitang (Anna Gabriela, Arthur Freire, Eva Maciel, Danielle Guedes e Luciana Times).

Inovação na Contabilidade Pública - uma Solução que Analisa Atrasos de Pagamentos em Municípios Pernambucanos”

autores: Halmos Fernando, Adriano Marabuco, Ricardo Palmeira, Luiz Carlos de França, Clebson Rodrigues e Adriano Lorena (GATI); Alexandre Brainer (GPEL); Bethânia Azevêdo (DMACRO); e Patrícia Lustosa (GINF). A parceria foi com o professor da UFRPE, George Cabral, e equipe (Yves do Ó e Filipe Samuel), além do professor George Valença.

Um Relato sobre o Mapeamento de Processos do Ministério Público de Contas de Pernambuco”

Autores: Glória Santos, Luiz Miranda, Sérgio Peixoto e Márcia Olivia (GPRO/DGG); Gustavo Massa, Bruno Lira, Carla Pabst, Márcio Moura, Natan Nascimento, Roberta Andrade, Ana Leticia, Suzana Neves, Flávio Mendes, Werner Cardozo, Verônica Pena e Alessandra Costa (MPC-PE). O artigo teve coautoria dos professores Ermeson Andrade e George Valença, e dos estudantes de mestrado e graduação, respectivamente, Tony Márcio e Gizele Alves.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/03/2023