A Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães (ECPBG) teve seu credenciamento como Instituição de Ensino Superior (IES) aprovado por unanimidade, em votação do Conselho Estadual de Educação, durante sessão plenária ordinária do colegiado na última quarta-feira (17/05). A partir desse credenciamento, a ECPBG está apta a realizar cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas da Administração Pública, garantindo aos seus alunos a certificação de nível superior.

O relator do processo no Conselho Estadual de Educação, conselheiro Inácio Feitosa, destacou a infraestrutura e o corpo docente da Escola de Contas, para fundamentar a concessão do credenciamento. “A Escola possui a infraestrutura necessária, com destaque para o excelente corpo docente, além de contar com um projeto filosófico-pedagógico bastante estruturado e muito bem fundamentado”, ressaltou.

Para o Coordenador-Geral da Escola, Breno Spindola, a unidade de desenvolvimento de competências do TCE-PE vem materializado a sua visão de futuro, voltada ao aperfeiçoamento de seus servidores e dos agentes públicos jurisdicionados. “Na perspectiva da aprendizagem e do crescimento organizacional, a Escola de Contas já vinha desenvolvendo ações na área de pós-graduação. Vale lembrar a parceria com a UFPE, que promoveu o curso de mestrado profissional em políticas públicas. Em breve, a Escola de Contas deverá lançar editais para o curso de especialização em Ciência de Dados, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), bem como mestrado e doutorado em Administração e Contabilidade Pública, em parceria com a FUCAPE. Com o credenciamento, agora a ECPBG poderá ofertar por iniciativa própria cursos de pós-graduação”, explicou.

Atualmente a Escola de Contas oferece aos entes jurisdicionados diversos cursos livres, nas áreas de gestão pública e controle externo, com formações nas modalidades presenciais, telepresenciais e de educação a distância (EAD). Para os servidores do TCE-PE dispõe da oferta de cursos complementares às atividades desempenhadas no âmbito do Tribunal, além de ações socioemocionais que promovem crescimento pessoal e profissional.

Escola de Contas, 19/05/2023