O Conselho do Tribunal de Contas do Estado elegeu, na última quarta-feira (31), a nova composição da Mesa Diretora do TCE-PE.

A partir da eleição, a formação da Mesa Diretora passou a ser a seguinte: O conselheiro Ranilson Ramos segue como presidente; para a vice-presidência, em substituição à conselheira Teresa Duere, foi eleito o conselheiro Dirceu Rodolfo, na Corregedoria e Ouvidoria seguem, respectivamente, os conselheiros Valdecir Pascoal e Carlos Neves. Para a diretoria da Escola de Contas, em substituição ao conselheiro Carlos Porto, o cargo será exercido pelo conselheiro Marcos Loreto.

Por fim, em relação aos novos conselheiros, Eduardo Porto será o presidente da Primeira Câmara e Rodrigo Novaes assume a presidência da Segunda Câmara.

A nova composição segue até o final de 2023 quando será feita uma nova eleição para a composição da Mesa Diretora no biênio 2024-2025.

ll VOTO DE PESAR ll

Durante a sessão do Pleno do Tribunal de Contas, com proposição do conselheiro Marcos Loreto, foi aprovado, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento, no último dia 28, do ex-secretário de Trabalho e Juventude do Estado, Pedro José Mendes Filho, aos 60 anos.

“Quero enfatizar a pessoa, o caráter e a ética que precisamos reverenciar na política. Sou testemunha de como esta pessoa agiu a vida inteira”, comentou Loreto que destacou a forte ligação de Pedro com a cultura popular.

Também prestaram homenagens os conselheiros Carlos Neves, Dirceu Rodolfo, além de Rodrigo Novaes, que participou de sua primeira sessão do Pleno.

Além de secretário, entre outros cargos, Pedro Mendes foi ex-presidente da Câmara de Vereadores de Olinda e vice-prefeito de Ipojuca.

ll VISITA ll

A sessão contou com a presença de 40 alunos do 1º período de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) que vieram na companhia do professor Felipe Travassos Sarinho. A visita faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica e Científica celebrado entre a Escola de Contas do TCE-PE e a Unicap.

Os alunos foram saudados pelo novo vice-presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo, que estava em substituição ao conselheiro Ranilson Ramos, que participou na última terça-feira do Pacto Nacional pela retomada de obras da Educação Básica.

Na ocasião, Dirceu falou sobre a posição do Tribunal no controle externo e sua importância, na prática, para a sociedade de forma geral. “Agradeço ao professor por trazer seus alunos para conhecer nossa Instituição fora do ‘dever ser’ e aqui no mundo alético”, comentou.

Os estudantes também foram saudados pelos conselheiros Marcos Loreto, Carlos Neves, que destacou o trabalho da Ouvidoria do TCE como a “ponte” com a sociedade, pelo auditor-geral, Marcos Nóbrega e pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Gustavo Massa.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 02/06/2023