Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (05 de junho), o TCE e o Comitê Ecos de Pernambuco vão oferecer duas lives e oito cursos on-line gratuitos durante o mês de junho para servidores e público em geral.

As lives serão sobre ‘Aterros Sanitários e Lixões em Pernambuco’, no dia 07 de junho, e ‘Contratações Sustentáveis e a Nova Lei de Licitações’, no dia 15 de junho. A primeira terá Pedro Teixeira, auditor do TCE-PE, e Ana Cristina Novaes Ferraz, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), como palestrantes, e mediação de Soraya Giovanetti, professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Já a segunda live, terá Maria Augusta Ferreira, advogada da União, e Marcos Bliacheris, advogado da União, como palestrantes.

Os cursos abordarão temas diversos, a exemplo de ‘Agenda para o desenvolvimento sustentável’, ‘Mudanças climáticas na gestão pública’ e ‘Rotas tecnológicas de resíduos recicláveis'. Todos eles ficarão disponíveis durante todo o mês de junho.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 15 de junho. Os certificados serão emitidos pela UFRPE. Para se inscrever e saber mais detalhes sobre os cursos, basta clicar aqui 📑.

Ainda no tema Meio Ambiente, no dia 19 de junho, o TCE também vai lançar o seu Plano de Logística Sustentável (PLS). O evento será realizado no auditório Fábio Corrêa, no edifício Nilo Coelho, às 09h. A elaboração do PLS vem acontecendo desde fevereiro e foi uma iniciativa do acordo de cooperação técnica com a Universidade de Pernambuco (UPE), formalizado em dezembro de 2022.

3º Seminário de Sustentabilidade do Legislativo - Também pensando no mês dedicado ao Meio Ambiente, a Rede Legislativo Sustentável vai realizar o 3º Seminário de Sustentabilidade do Legislativo. Nos dias 16, 23 e 30 de junho haverá palestras virtuais sobre Inovações e perspectivas do PLS, Aplicação do Índice de Avaliação das Ações de Sustentabilidade na Administração Pública e Impactos da Utilização da Nova Lei de Licitações. Para maiores informações, clique aqui.

O TCE-PE também faz parte do Rede Legislativo Sustentável, que é constituído pelo Tribunal de Contas da União, Senado Federal, Câmara dos Deputados, alguns Tribunais de Contas e demais instituições. O grupo trata sobre interesses comuns voltados à discussão e à proposição de questões e iniciativas relativas à gestão pública sustentável e eficiente no âmbito do Poder Legislativo.

Comitê Ecos de Pernambuco - O Comitê é uma parceria interinstitucional entre o Tribunal de Contas de Pernambuco, o Tribunal Regional do Trabalho (6ª Região), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, o Tribunal de Justiça do Estado, o Tribunal Regional Federal (5ª Região), a Advocacia-Geral da União (Superintendência de Administração de Pernambuco), a Procuradoria Regional da República (5ª Região), a Procuradoria da República em Pernambuco, a Procuradoria Regional do Trabalho (6ª Região), o Ministério Público de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O grupo visa estimular ações de responsabilidade socioambiental nessas instituições.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 02/06/2023