O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O Tribunal de Contas aprovou na Reunião de Análise da Estratégia (RAE), realizada na última semana de fevereiro, a Agenda de Planejamento 2015. Nela constam os principais eventos a serem realizados este ano, que estão relacionados com o Modelo de Gestão e Governança do TCE, conforme detalhado no quadro abaixo.

EVENTOS

FINALIDADE

DATA / PERIODO

Revisão dos Acordos de Gestão

Revisa os Acordos estabelecidos entre as Áreas de Contribuição da Estratégia e o Presidente do TCE

27 de Fevereiro

Calibragem das metas de 2015

Promove os ajustes necessários, considerando a avaliação realizada em dezembro de 2014

28 de Fevereiro

RAE - Reunião de Análise da Estratégia

Analisa os resultados dos indicadores estratégicos e determina os ajustes necessários

Fev / Abr / Jun / Ago / Out

RM&A - Reunião de Monitoramento e Análise

Analisa os resultados dos indicadores de contribuição e determina as medidas corretivas necessárias

Mar / Mai / Jul / Set / Nov

Reuniões de Acompanhamento do Desempenho das Áreas de Contribuição

Analisa os resultados dos indicadores de contribuição e operacionais e identifica medidas corretivas

Mar / Mai / Jul / Set / Nov

Apresentação dos resultados para o Conselho do TCE

Apresenta e analisa os resultados dos indicadores estratégicos

Abr / Ago / Out

Divulgação dos resultados para os servidores 

Apresenta e analisa os resultados dos indicadores estratégicos

Ago / Dez

XII Seminário de Planejamento Estratégico

Apresenta os resultados dos indicadores estratégicos e das Áreas de Contribuição, propondo ajustes e medidas corretivas

9 e 10 de Dezembro

O Modelo de Gestão e Governança do TCE, que vem sendo construido ao longo dos últimos anos, segue a tendência mais moderna da administração pública, que deixou de ser o modelo burocrático/gerencial para adotar o estilo de governança e resultados. "Atualmente, para o Tribunal, já não basta apenas identificar se as ações planejadas foram devidamente executadas, mas principalmente saber se os resultados desejados pela sociedade, e previstos nos objetivos estratégicos da Instituição, estão sendo alcançados", afirmou Breno Spíndola, diretor de Gestão e Governança do TCE.

Neste sentido, estão sendo utilizadas diversas ferramentas, tais como a Análise de SWOT, o BSC - Balanced Scorecard, BI - Business Intelligence, sistema informatizado de indicadores e projetos, reuniões sistemáticas de monitoramento do alcance das metas, etc. Atrelado a este Modelo, e funcionando como um dos seus pilares, está o Programa Merecer que vem fortalecendo cada vez mais a meritocracia no TCE.

De acordo com Breno Spíndola, a principal vantagem da Agenda Planejamento 2015 é discutir, com cada gestor, assuntos estratégicos do TCE ao longo do ano. "A  agenda é importante para planejar os passos do Tribunal de forma mais efetiva, monitorando as ações para que sejam alcançadas as metas. Além disso, demonstra visão de futuro do TCE”, afirmou a jornalista Karla Almeida, diretora de Comunicação do TCE.

Participaram da Reunião de Análise de Estratégia o presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, o Diretor Geral, Ricardo Martins, o Chefe do Gabinete da Presidência, Paulo Cabral, além dos titulares das 12 Áreas de Contribuição do Tribunal de Contas.

Agenda 2015 - Na Agenda ficam estabelecidas as datas das próximas RAE, RM&A, que é a Reunião de Monitoramento e Análise com o presidente do TCE, que tem como objetivo a análise do desempenho institucional e das áreas de contribuição; além das Reuniões de Acompanhamento do Desempenho das Áreas.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/03/2015