A preservação do meio ambiente é também preocupação do Tribunal de Contas de Pernambuco. A instituição vem desenvolvendo, junto aos servidores e jurisdicionados, várias ações que estimulam um comportamento ecologicamente sustentável e levam à melhoria da qualidade de vida.

São exemplos de ações os programas EcoTCE e TCEndo Saúde, que promovem atividades voltadas para a conscientização da proteção do meio ambiente, do respeito à acessibilidade e da conquista de uma vida mais saudável.

O EcoTCE é operacionalizado pela comissão de sustentabilidade do Tribunal, integrada por servidores de diversas áreas. Por meio de projetos voltados ao gerenciamento do estresse, ao incentivo à alimentação saudável, à atividade física e também ao apoio psicossocial e à saúde, o programa TCEndo Saúde busca incentivar e apoiar seus servidores no melhor gerenciamento da saúde e da capacidade para o trabalho.

Entre as muitas iniciativas desenvolvidas pelo TCE, destacam-se a adesão ao protocolo "Ecos de Pernambuco", o projeto do manual de contratações sustentáveis; a elaboração do diagnóstico sobre os resíduos sólidos gerados pelo Tribunal de Contas; a realização da feira semanal de orgânicos; o estímulo à prática diária de ginástica laboral; a disponibilização de um posto de atendimento médico para os servidores; a construção de bicicletário e vestiário no prédio sede da instituição, além da adoção de procedimentos para correta separação do lixo, de modo a permitir uma coleta seletiva, responsável e eficaz.

Outra medida de impacto ambiental adotada pelo Tribunal foi a implantação do processo eletrônico de contas (e-TCE) que eliminará gradativamente o uso de papel nos processos de prestação de contas. Além disso, está prevista na reforma do prédio anexo do TCE, com data ainda não definida, a utilização de tecnologia verde pelo reaproveitamento de “águas cinzas” (provenientes de pias, lavatórios, tanques e chuveiros) e águas pluviais (chuvas) na drenagem de jardins e reuso nos banheiros, bem como a instalação de painéis solares, como medida alternativa de geração de energia.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/06/2015