Por unanimidade, o plenário do TCE aprovou nesta quarta-feira (28) um voto de pesar pela morte - ocorrida no último domingo, no Recife - do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador aposentado Carlos Xavier Paes Barreto Sobrinho. A proposição foi feita pelo conselheiro Dirceu Rodolfo.

Carlos Xavier tinha 89 anos e morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele era natural de Vitória (ES) mas fez carreira jurídica em Pernambuco, tendo sido juiz nas décadas de 50, 60 e 70 de diversas comarcas do interior. Em 1984 foi promovido a desembargador e no biênio 92/93 presidiu o Tribunal de Justiça.

Dirceu Rodolfo salientou a contribuição dada por ele ao Judiciário pernambucano e o fato de ser pai do desembargador Ricardo Paes Barreto e avô da juíza de Direito Brenda Paes Barreto, que foi estagiária no TCE. O presidente Valdecir Pascoal considerou oportuna a proposição, bem como o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da Paixão Pimentel.

Em nome da família, o advogado Eduardo Henrique Teixeira Neves – que estava presente na sessão - agradeceu a aprovação do voto pela unanimidade dos conselheiros.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/10/2015