O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal, assinou na última quinta-feira (12/11) um Protocolo de Entendimento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mediante o qual a instituição financeira habilita o TCE-PE para realizar auditorias externas em operações financiadas pelo banco. O Protocolo foi assinado na sede da representação do Banco, em Brasília. Assinaram o documento pelo BID sua representante no Brasil, a venezuelana Daniela Carrera-Marquis, Santiago Schneider (especialista sênior em gestão financeira) e German Zappani (especialista líder em gestão financeira). Anteriormente, o Banco Mundial (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento -  BIRD) já havia habilitado o TCE pernambucano para realizar trabalho semelhante.

A primeira auditoria que o TCE fará para o BID será no “Programa de Saneamento Ambiental Bacia do Ipojuca”, cuja finalidade é despoluir o rio Ipojuca por meio de esgotamento sanitário, tratamento das águas e melhorias sócio-ambientais. Este programa está sendo executado pela Compesa com recursos financiados pelo BID (US$ 200 milhões) e uma contrapartida do Governo do Estado no valor de US$ 130 milhões.

COMPROMISSO - Para auditar a operação financiada, o TCE-PE se compromete a cumprir as normas de auditoria emitidas pela INTOSAI (Internacional Organization of Supreme Audit Institutions) e respeitar o seu Código de Ética que é pautado em valores como integridade, independência, objetividade, imparcialidade, confidencialidade e competência profissional. O credenciamento do TCE-PE para realizar esse tipo de auditoria foi reconhecido em julho deste ano após diagnóstico feito pelo BID em sua estrutura, organização, metodologia e capacidade e disponibilidade para executar auditorias com as normas da INTOSAI. 

CONFIANÇA - Segundo o presidente Valdecir Pascoal, “essa estratégica cooperação do TCE-PE com o BID, a exemplo da cooperação com o Banco Mundial e de nossa filiação à Olacefs (Organização Latino-americana das Entidades Fiscalizadoras Superiores) em 2014 é a prova de que conquistamos a confiança da comunidade internacional”. 

“Isso é um grande estímulo para buscarmos, cada vez mais, um nível de excelência na fiscalização dos recursos públicos”, acrescentou.

Antes da assinatura do Protocolo, Valdecir Pascoal explicou a Daniela Carrera como funciona o novo Portal de Transparência do TCE, o “Tome Conta”, em que estão disponibilizadas informações de todos os 184 municípios pernambucanos nas áreas de licitação, contratos, saúde, educação, doações eleitorais, etc.

A representante do BID presenteou o conselheiro com uma publicação do Banco intitulada “GovernArte: a arte do bom governo – Experiências inovadoras de governos subnacionais na gestão de procedimentos para cidadãos e empresas”.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 16/11/2015