O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

alunos ginasio pernambucanoMais de 100 terceiranistas do Ginásio Pernambucano participaram, na última terça-feira (17), do Despertar das Profissões do Programa TCEndo Cidadania da Escola de Contas. A atividade é uma das ações que promove a participação ativa dos jovens na sociedade e estimula os conhecimentos sobre ética e participação cidadã.

O despertar das profissões é destinado a alunos do terceiro ano do ensino médio que estão se preparando para o vestibular. Diversos profissionais de diferentes áreas foram chamados para conversar com os jovens e apresentar a vivência da carreira na prática.

Fernando Artur Nogueira, engenheiro civil e gerente de Planejamento de Ações Educacionais, Desenvolvimento e Inovação da Escola de Contas, conversou com os alunos. “Eu achei a visita muito proveitosa. Sempre é muito estimulante falar para jovens que estão ansiosos para conhecer a experiência profissional. Muitos deles estão preocupados com o dinheiro. O financeiro é importante, você precisa viver. Mas isso não deve ser o objetivo na vida da pessoa e sim fazer uma coisa que lhe dê prazer”.

Para Fernando, a participação dos jovens foi muito boa e reforça a relevância do projeto. “Achei eles muito interessados, participativos. A ideia é muito importante, eu acho que deveria se expandir mais, procurar cada vez mais outros lugares, levar mais pessoas para ir debater no espaço deles”.

A instrutora do TCEndo, Fernanda Pereira, explica a importância do projeto na cidadania dos jovens. “A gente aborda muito o tema da defesa do patrimônio escolar, sobre pichar, quebrar. Alguns acham que não tem essa responsabilidade porque o dinheiro é público. Muitos já têm a noção que o dinheiro é dos impostos. A gente traz diversas indagações para que eles possam refletir e debater”, explicou.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/11/2015