DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PERNAMBUCO

Equipe: Pedro Teixeira e Alfredo Montezuma

Uma atuação do Tribunal de Contas de grande alcance mídia nos últimos cinco anos é o diagnóstico sobre a destinação final de Resíduos Sólidos em Pernambuco, que vem sendo elaborado pelo Núcleo de Engenharia desde 2014. O levantamento mostra o cumprimento, por parte dos 184 municípios pernambucanos, da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010 e que determina a eliminação dos lixões e o descarte ambientalmente adequado dos resíduos em aterros sanitários.

O diagnóstico tem o objetivo de identificar quais os municípios pernambucanos que depositam seus resíduos sólidos de forma correta, em Aterros Sanitários, e os que ainda utilizam lixões a céu aberto, em desrespeito à lei. Os responsáveis, segundo a Constituição Federal, estão sujeitos às sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar o dano.

O CASO - IMPACTO DA DEPOSIÇÃO IRREGULAR

A forma como alguns gestores públicos tratam a destinação dos resíduos produzidos é um fator que impacta diretamente na saúde da população.

O descarte irregular dos resíduos sólidos em lixões expõe o meio ambiente aos efeitos danosos causados pelos agentes químicos produzidos durante a decomposição do lixo.

O chorume (líquido resultante da decomposição do lixo), por exemplo, possui alto poder de degradação para as reservas hídricas. O gás metano produzido pela decomposição da matéria orgânica, por sua vez, impacta diretamente nas mudanças climáticas do planeta. Já o gás carbônico decorrente da queima descontrolada do lixo, polui o solo e reservas de água próximos aos depósitos, além de contribuir para a presença e proliferação de animais transmissores de diversas doenças.

Imagem demonstra chorume acumulado sobre o solo e com presença de animais. Fonte: TCE-PE, 2018
Imagem demonstra lixo em combustão. Fonte: TCE-PE, 2018
Imagem demonstra terreno próximo a um lixão, cheio de sacolas plásticas espalhadas sobre o solo e vegetação. Fonte: TCE-PE, 2016

Além destes problemas, há prejuízos de ordem social em função do trabalho de catadores no interior dos lixões que atuam em contato direto com os resíduos, expostos aos males e doenças próprias dessa situação insalubre.

Imagem demonstra trabalho de catadores sobre o amontoado de lixo. Fonte: TCE-PE, 2018
Imagem demonstra trabalho de catadores sobre o amontoado de lixo. Fonte: TCE-PE, 2018

A Lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) estabeleceu a data de agosto de 2014 como prazo para eliminação dos lixões. No entanto, poucos municípios regularizaram a situação para mudar essa realidade.

RESULTADOS

Situação da destinação final do lixo em Pernambuco em 2014. Fonte: TCE-PE, 2018

O primeiro diagnóstico aconteceu em 2014 e apontou que dos 184 municípios pernambucanos, 155 (84,2%) utilizavam lixões, ou outra forma irregular, para descarte dos resíduos e apenas 29 (15,8%) faziam o descarte em aterros sanitários.

Fonte: TCE-PE, 2018

Os dados levantados em 2018 apontaram que o número de localidades em situação irregular havia caído para 103 (56%) e outras duas (1%) descumpriam as normas ao armazenar o lixo em aterros controlados, locais que não atendem completamente às recomendações ambientais. Do total, apenas 79 (43%) faziam o depósito em aterros sanitários devidamente licenciados pela CPRH.

Fonte: TCE-PE, 2019
Situação da destinação final do lixo em Pernambuco em 2019. Fonte: TCE-PE, 2019

O estudo realizado em 2019 trouxe notícias ainda melhores. Os números divulgados mostram que metade das cidades do Estado (92) já faz uso de aterros sanitários, enquanto outras 32 (17,39%) estão em fase de negociação para cumprir com a deposição correta de seus resíduos sólidos.

Fonte: TCE-PE, 2019

O resultado é fruto da atuação do TCE, que há cinco anos vem monitorando, por meio de auditorias e inspeções in loco, a destinação do lixo em Pernambuco e orientando os gestores para as boas práticas a serem adotadas. O trabalho é feito mediante auditorias e inspeções in loco, possibilitando a abertura de Processos, notificação e responsabilização dos gestores que mantém uma conduta ambiental irregular.

Atualmente, quase quatro mil toneladas de resíduos permanecem sendo depositados todos os dias em locais inapropriados (lixões e aterros controlados), causando danos irreparáveis à saúde da população e ao meio ambiente de Pernambuco.

Expectativa para a destinação final do lixo em Pernambuco em 2020. Fonte: TCE-PE, 2019

A expectativa é que, até janeiro de 2020, 124 (68%) municípios estejam atendendo às medidas propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), em vigor desde agosto de 2010.

De forma complementar à atuação do Tribunal, a Escola de Contas do TCE vem prestando orientação aos gestores municipais, por meio de cursos oferecidos ao longo do ano.