O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Voto de pesar pelo falecimento do ex-presidente do TCE, conselheiro Romeu da Fonte, ocorrido nesta terça-feira (31), no Recife, foi aprovado pelo Pleno na sessão desta quarta (01) por proposição da conselheira Teresa Duere.

Romeu da Fonte faleceu aos 79 anos de idade, no Hospital Esperança, no Recife, vítima de insuficiência respiratória. O velório ocorreu nesta quarta na Casa Batista e o sepultamento às 11h da manhã no cemitério de Santo Amaro. Ele deixou viúva Maria Ângela e três filhos: Cyro, Luciana e Eurico.

Em sua exposição de motivos, Teresa Duere fez um breve relato da biografia de Romeu da Fonte, destacando a atuação dele como advogado de trabalhadores rurais durante cerca de 25 anos e a passagem pela Secretaria Estadual do Trabalho e a Assembleia Legislativa (entre 1991 e 1997) antes de chegar ao TCE em 1997 para substituir o então conselheiro Antônio Corrêa de Oliveira, que se aposentara compulsoriamente.

“Foi um homem que fez história em Pernambuco”, salientou a conselheira, cujas palavras foram endossadas pelo presidente Carlos Porto, o conselheiro Ranilson Ramos e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Cristiano da Paixão Pimentel.

SAUDADE - Carlos Porto relembrou que conheceu Romeu da Fonte antes de ele chegar ao TCE na década de 90. Era líder da oposição ao governo Miguel Arraes na Assembleia Legislativa e, Romeu, secretário do Trabalho. “Estávamos em lados opostos mas aprendemos a conviver, democraticamente. E tivemos uma convivência maravilhosa aqui no Tribunal de Contas durante cerca de 10 anos”, afirmou o presidente.

Porto esteve no velório do ex-presidente e, segundo relatou na reunião, ouviu da viúva Maria Ângela que ali não existia “sentimento de tristeza e sim de saudade”.

Já Cristiano Pimentel salientou que tomou posse no cargo de procurador de contas na gestão de Romeu da Fonte e que guarda dele a melhor das impressões.

Romeu da Fonte faleceu exatamente no dia em que completou 79 anos de idade. Bacharelou-se em Direito pela UFPE e por mais de 20 anos advogou para a Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco). Chegou ao TCE em 1997, por indicação da Assembleia Legislativa, e aposentou-se em maio de 2007, quando exercia a presidência do órgão, por ter completado 70 anos.  

Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/06/2016