O Tribunal de Contas foi uma das instituições presentes no curso “Criminalidade Econômica Organizada e a Investigação Criminal”, promovido pela Procuradoria Geral de Justiça de Pernambuco e Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco – ESMP.

O objetivo do curso é aprimorar a atuação preventiva, de forma a inibir condutas ilícitas, proporcionar acesso a técnicas de investigação mais atuais, com o emprego da tecnologia e, por conseguinte, a atuação mais eficaz no combate à corrupção e à improbidade administrativa.

Vários temas foram abordados hoje (03), como “Criminalidade econômica organizada: fraude à licitação, cartéis, corrupção e lavagem de dinheiro”, palestra proferida por Arthur Pinto de Lemos Jr, promotor de justiça de São Paulo e “A investigação de enriquecimento ilícito por meio da evolução patrimonial” por Marcelo Campos, analista de finanças e controle na CGU e atual controlador adjunto na Controladoria Geral do Município de São Paulo.

Segundo Marcelo Campos, da Controladoria Geral de São Paulo, "A análise da evolução patrimonial é um trabalho que permite identificar possíveis casos de corrupção, tem respaldo na lei de improbidade administrativa, e além de tudo não demanda muitos investimentos. É importante, sem dúvida, dispor de um certo conhecimento técnico, uma ferramenta de informática e acordos de cooperação para a obtenção de banco de dados".

Ao todo são oitenta vagas para servidores do Ministério Público de Pernambuco e órgãos convidados, como Tribunal de Contas, Procuradoria Geral da República em Pernambuco, Polícias Civil e Militar, dentre outros. O Tribunal está representado no curso por oito servidores da área de fiscalização. "O sucesso dos vários casos apresentados está na parceria entre os diversos órgãos de controle. Fortalecer os órgãos de controles internos nos municípios é o grande desafio para que possam atuar no combate à corrupção", afirma Luciene Cartaxo, inspetora da Regional Metropolitana Sul do Tribunal.

Amanhã (04) um dos temas será, “Combate à influência de financiadores de campanhas eleitorais na definição de políticas públicas” ministrado por André Luiz Nogueira da Cunha, promotor de Justiça de São Paulo. O curso acontece no auditório da Procuradoria da República em Pernambuco, no bairro do Espinheiro.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/06/2014