O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

A Escola de Contas Públicas (ECPBG) lançou o Guia para Implantação do Ensino a Distância na ECPBG durante o V Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas (Educorp), realizado na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília.

O encontro foi realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), TCU e pela Rede de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas, nos dias 19 e 20 de agosto. Ao longo de dois dias, foram proferidas palestras e realizados debates no âmbito das escolas corporativas.

O gerente de Ensino da Escola de Contas do TCE-PE, Halmos Fernando, explicou que o encontro visa debater a pesquisa e a inovação e disseminar as experiências das escolas corporativas de governo, coordenadas pelo IRB. “Nosso objetivo é aprimorar o relacionamento e a cooperação entre as instituições através de ações conjuntas e colaborativas”.

O evento contou com as palestras do professor José Geraldo de Souza Júnior, ex-reitor na UnB, do professor Mário Neto Borges, presidente daFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), e da consultora em gestão da informação e conhecimento, Neide de Sordi, além de apresentações das unidades de caso de diferentes tribunais de contas. Sebastião Helvécio, presidente do IRB e conselheiro do TCE-MG, também proferiu a palestra “Bases constitucionais e Epistemiológicas para Desenvolvimento”.

Ead - O guia é de autoria de Maria Luiza Costa Pascale, do TCE-SP, e revisão, produção da apresentação gráfica e impressão, pelos gerentes de Ensino e de Pesquisa, respectivamente, Halmos Fernando e Fernando Arthur Nogueira, do TCE-PE juntamente com o designer, Marcos Leite. 

De acordo com Halmos Fernando, nos próximos dias, a Escola lançará virtualmente o guia em Pernambuco para os professores que serão conteudistas dos cursos em Ead. O material mostra a virtualização da sala de aula tradicional, apresenta os estilos de aprendizagem, as ferramentas de comunicação em áudio e vídeo, e introduz o sistema Moodle.

O sistema Moodle é um gerenciador de conteúdo educacional que facilita a interface com os alunos no ambiente virtual. Ele é o próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Já é utilizado por mais de 60 milhões de usuários em mais de 200 países.  


Gerência de Jornalismo (GEJO)/ ECPBG, 28/08/2014