O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, resolve: Portaria nº 263/2018 – Declarar dia sem expediente no Tribunal de Contas na data de 22 de junho próximo.

Os auditores de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, José Carlos Bizinotto de Miranda, Célio Roberto de Almeida e Luís Eduardo Pires de Oliveira Vieira, visitaram o TCE-PE, na última quarta-feira (20), para conhecer as práticas adotadas pelo órgão no âmbito da fiscalização das prestações de contas municipais, contas de governo e contas de gestão, bem como as técnicas e ferramentas utilizadas.

O grupo foi recebido por Bethânia Melo, Coordenadora de Controle Externo, que apresentou a experiência do Tribunal na análise das contas de governo e gestão, e, também por Fábio Pedrosa, integrante da ASTEC e Júlio César Rodrigues, Gerente da GAUD, que demonstraram os sistemas de informática utilizados nas auditorias,  eAUD, eTDA, Tome Conta Auditoria e PAeletrônico.

Em nome do grupo, o auditor Luís Eduardo Pires de Oliveira, falou da visita. “Só tenho que agradecer a hospitalidade dos colegas pernambucanos. Aqui, nos foram repassadas informações importantes para o nosso Tribunal, a exemplo de como o TCE-PE procede para manter a celeridade das prestações de contas e a profundidade da análise das auditorias que são feitas. Enfim, toda a evolução pela qual o Tribunal pernambucano passou para chegar até as auditorias concomitantes. Conhecemos também os sistemas adotados, as resoluções, a forma de atuação, etc. Trata-se de uma excelente oportunidade para trocarmos experiências”, destacou.

Bethânia Melo agradeceu ao grupo o fato de terem escolhido o TCE-PE como referência para a obtenção de dados necessários para o aperfeiçoamento do trabalho realizado pelo TCM-GO. “É sempre um prazer receber os colegas de outros tribunais. Compartilhamos os nossos avanços e trocamos experiências. Essa troca nos ajuda a  evoluir”, concluiu.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/09/2017