O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco, Ranilson Ramos, e o gerente do Departamento de Controle Externo da Infraestrutura, Alfredo Montezuma, participaram de um evento sobre lixões no Rio Grande do Norte, promovido pelo TCE-RN na última sexta-feira (01), em Natal.

O encontro “Gestão dos Resíduos Sólidos: Orientações, boas práticas e obrigações da administração municipal” teve o objetivo de orientar gestores municipais com palestras e discussões sobre o tema. Na ocasião, foram feitas apresentações de especialistas, além do lançamento de uma cartilha com orientações sobre medidas a serem tomadas pelo Estado. A maioria dos municípios do Rio Grande do Norte ainda utiliza os lixões para a destinação dos resíduos sólidos. 

O conselheiro Ranilson Ramos compôs a mesa de abertura, ao lado do presidente do TCE-RN, Gilberto Jales, e de outros convidados como o procurador-adjunto do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte, Carlos Roberto Barros, e o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Lopes Varela.

“O controle externo vive uma fase que vai além da sua competência ordinária de fiscalização”, afirmou Ranilson. "Estamos avaliando e aprofundando o resultado das políticas públicas e avançamos bastante na questão dos resíduos sólidos, conseguindo zerar os lixões em Pernambuco. Agora vivemos na fase de manutenção dos aterros sanitários”, disse ele. 

Alfredo Montezuma explicou a estratégia utilizada pelo TCE-PE na eliminação dos lixões em Pernambuco. “Foram feitas parcerias, palestras, encontros, cursos. Mas, ao final, tratamos a questão com tolerância zero, enviando Alertas de Responsabilização e até expedindo algumas Medidas Cautelares para os gestores ainda inadimplentes, lembrando que o gestor que destina os resíduos do seu município a lixões está passível de penalização por crime ambiental”, enfatizou ele.

FIM DOS LIXÕES EM PERNAMBUCO - Em março de 2023, Pernambuco alcançou a meta de zerar o número de lixões a céu aberto nos seus 184 municípios. A conquista histórica foi resultado da atuação do TCE-PE ao longo dos últimos 10 anos, juntamente com as instituições parceiras. O trabalho está servindo
 de referência para outros tribunais que também estão atuando na questão, como é o caso do TCE do Rio Grande do Norte.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 05/03/2024