O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, recebeu o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, e a Secretária de Educação do Estado, Ivoneide Dantas, para discutir os resultados do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE), que apontou problemas e baixo desempenho na política pública de alfabetização dos municípios pernambucanos. 

“Nós construímos esse índice a partir de um núcleo — legislação, dotação orçamentária, capacitação de alfabetizadores, material de apoio, monitoramento do aprendizado — sem o qual não é possível avançar na alfabetização de forma adequada”, explicou o presidente do TCE-PE. 

Pascoal anunciou a realização de uma reunião online com prefeitos dos 184 municípios pernambucanos, no próximo dia 19, para apresentar os resultados do ICA/TCE e comunicar a formalização de um convênio envolvendo TCE-PE, Amupe, SEE e Undime com o objetivo de enfrentar as falhas identificadas. 

A secretária Ivoneide Dantas falou sobre os esforços do Governo do Estado e elogiou a cooperação institucional. “Queremos dizer ao TCE-PE que contem com a gente para melhorar os nossos indicadores, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental. Se não trabalharmos juntos, não teremos o sucesso que esperamos”, afirmou. 

O presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, lembrou que a pandemia prejudicou os esforços dos municípios na educação básica. “Quem vinha em uma crescente, ou estagnou, ou caiu”. Ele acrescentou que “a Amupe vai trabalhar para que, juntos, possamos melhorar ainda mais os nossos indicadores”.

Também participaram da reunião a secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silva, a diretora de Controle Externo do TCE-PE, Adriana Arantes, a gerente de Fiscalização da Educação do TCE-PE, Nazli Leça, e o chefe do Departamento de Controle Externo da Educação e da Cidadania.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/03/2024