O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br


O conselheiro Carlos Neves, vice-presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), foi um dos palestrantes no V Congresso de Controle Público e Luta contra a Corrupção, que aconteceu de 18 a 21 de março na Universidade de Salamanca, na Espanha.

Carlos Neves falou sobre “Cibersegurança e os Tribunais de Contas” destacando a experiência e as boas práticas implementadas pelo TCE-PE na área de segurança da informação, além da cartilha lançada em 2023 pelo Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação do Instituto Rui Barbosa (IRB), do qual é presidente. Neves também ocupa a vice-presidência de Relações Jurídico-Institucionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Neves enfatizou que o momento atual - disruptivo para a sociedade - atinge diretamente os Tribunais de Contas, que precisam mudar de postura e inovar, atuando de forma mais contemporânea. 

“Somos o Tribunal do hoje, e precisamos estar atualizados do ponto de vista tecnológico para interagir cada vez mais com a sociedade. Isso exige responsabilidade e cautela para barrar eventuais ataques cibernéticos que comprometam o funcionamento da instituição e a segurança dos dados e das nossas informações”, destacou.

O congresso teve como tema “o Direito nas Políticas Públicas e o Controle” e reuniu representantes de entidades do controle externo e dos Tribunais de Contas do Brasil, Portugal e Espanha, além de especialistas no assunto e da comunidade acadêmica.

A programação incluiu temas ligados à fiscalização de recursos públicos, além da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o IRB e a Universidade de Salamanca para a troca de conhecimento científico, técnico, acadêmico e cultural entre as instituições. O conselheiro Rodrigo Novaes também participou do Congresso.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/03/2024